SB_Intro1_AAV_dangers-of-UV_1104x412_Girl-sunglasses.jpg SB_Intro1_AAV_dangers-of-UV_1104x412_Girl-sunglasses_M.jpg

Os Perigos
da Luz UV

A exposição à luz UV acontece
mesmo quando não estamos ao sol.
Ela pode provocar uma série
de problemas e doenças nos olhos.

Exposição
à Luz UV

Os seus olhos são o único tecido interno do seu corpo que está exposto à luz UV.
Eles estão expostos todos os dias do ano, mesmo quando o tempo está nublado.

CB_AC_Item1_528x241_thedangersofuv_woman-starringatsun.jpg CB_AC_Item2_528x241_thedangersofuv_uv-light.jpg A sobre exposição de luz solar pode gerar uma série de problemas visuais - alguns deles de maior risco.
Estes incluem:

Cataratas
  • O que é? Manchas nebulosas no cristalino. A idade é o maior factor de risco, mas a exposição excessiva à luz solar, sem estar protegido contra os raios UV, também aumenta a probabilidade de desenvolver cataratas.
  • Como diagnosticar?: Visão turva, desfocada, enevoada ou dupla, má visão nocturna, sensibilidade à luz, os efeitos halos e uma coloração amarela ou castanha à vista.
  • Tratamento: A cirurgia para substituir o cristalino é, por norma, o único tratamento possível.


Cancro ocular (melanoma ocular)
  • O que é? O cancros do olho é raro. O tipo de cancro ocular mais frequente em pessoas adultas é o melanoma maligno da úvea, que inclui a íris, vasos sanguíneos e músculos.
  • Como detectar? Perda de visão, sentir flashes luminosos e ver pontos negros flutuantes que cruzam o seu campo de visão.
  • Tratamento: Os retinoblastomas e os melanomas oculares podem ser tratados com radioterapia, que eliminam as células cancerígenas.


Ler mais
Pterígio
  • O que é: As pessoas que passam longas horas ao ar livre - particularmente sob luz solar intensa - podem desenvolver Pterígio. As pessoas mais em risco incluem agricultores, esquiadores, pescadores e surfistas. É por isso que esta condição é conhecida como "olho de surfista".
  • Como detectar: Se tiver os olhos vermelhos, sentir inflamação, sensação de corpo estranho, olhos secos e coceira.
  • Tratamento: O desconforto causado por este problema visual pode ser tratado com colírios ou outra medicação específica. A cirurgia só é necessária em estados muito avançados.


Fotoqueratite
  • O que é? É uma inflamação da córnea provocada pelo excesso de exposição aos Raios UV, que podem ou não ser da luz solar - resultando, literalmente, na queimadura da córnea.
  • Como detectar?  Sentir dor nos olhos, ter os olhos muito vermelhos, sentir muita sensibilidade à luz e dores de cabeça.
  • Tratamento: Esta condição visual costuma ser temporária, sendo que pode desaparecer passado alguns dias - evitar a utilização de lentes de contacto. É importante evitar a exposição à luz solar e a luzes led, tentando estar sempre protegido com óculos com lentes protegidas contra os UV. Caso o problema persista deve consultar o seu especialista.


Encontrar uma Óptica

mais perto de si

Lentes Polarizadas

A melhor protecção contra os raios UV

Xperio Polarising

SB_PB_Right_528-x-531_Lens8.jpg
SB_PB_Left_528-x-531_LensKids2.jpg

Recomendamos

Protecção dos olhos dos mais novos

Crizal® Kids UV

SB_Video_1104-x-528_UV-light.jpg SB_Video_UV-light.jpg

Sabia?

Tudo sobre a Luz UV

Saúde Visual

Proteja a visão do seu filho

Uma boa visão é vital para o bem-estar e a aprendizagem de uma criança.
Os olhos das crianças estão susceptíveis aos perigos do sol. Certifique-se de que usam óculos com factor de protecção solar (E-SPF).

Saiba mais

Sabe o que é?
E-SPF

Protege os seus olhos, assim como a sua pele

Peça sempre lentes com Factor de Protecção Solar para os Olhos (E-SPF) que está presente nas lentes. Tal como os cremes de protecção solar, um SPF
com índice mais alto, significa uma maior protecção para os seus olhos

E-SPF - Eye-Sun Protection Factor: novo índice que mede a protecção real contra os UV proporcionada por uma lente
Sendo o rácio entre exposição ocular com e sem protecção.