O que é a Luz Azul?
A luz azul está por todo o lado. É emitida pelo sol e por fontes de luz artificial. Conhece os riscos da exposição excessiva a este tipo de luz, pois pode ser perigosa para aos teus olhos.
Ao falar em luz artificial referimo-nos não só à luz emitida pelas lâmpadas que iluminam as nossas casas e os nossos locais de trabalho - e que no inverno são obviamente mais usadas - mas também aos aparelhos eletrónicos que usamos no dia a dia. A questão que se coloca é: será que isso não é prejudicial para o olho humano?
No mundo contemporâneo vivemos rodeados por luzes azuis. As lâmpadas LED, as lâmpadas de baixo consumo e a radiação eletromagnética dos ecrãs possuem uma proporção mais elevada de luz azul do que as tradicionais lâmpadas que anteriormente usávamos no nosso lar. Isto significa que estamos expostos a uma quantidade superior de luz azul.
Desengane-se se pensa que um grande nível de luminosidade não afeta o olho humano. Como já terá ouvido noutras situações, tudo o que é em excesso pode fazer mal. Neste caso em particular, a luz artificial em excesso pode prejudicar a saúde ocular. Essa luz desfavorável, neste caso em demasia, obriga os olhos a fazerem um esforço acrescido para que o olho consiga obter uma visão nítida, o que, por sua vez, aumenta a fadiga ocular.
No contexto da pandemia, a situação agravou-se, pois o distanciamento social e a maior presença online tornaram inevitável uma maior exposição às luzes artificiais, nomeadamente às emitidas pelos telemóveis, tablets e computadores, aparelhos usados diariamente no trabalho remoto ou no ensino à distância. Um estilo de vida mais sedentário, seja devido à pandemia ou não, leva as crianças a desenvolver atividades mais prolongadas de visão ao perto. A falta de hábito de fazer uma pausa para descansar os olhos pode, nas crianças, levar ao aparecimento da miopia.
Assim, neste momento de maior dependência da luz artificial, convém termos ainda mais atenção aos riscos dessa exposição.
A composição diferente do espetro de luz, quando em contacto com os olhos por períodos prolongados, sobretudo à noite, pode ter vários efeitos negativos na sua saúde, como distúrbios do sono, podendo também prejudicar o apetite, o metabolismo e, como é óbvio, causar danos na visão.
O excesso de luz UV e azul pode conduzir ao aparecimento de lesões no olho, como inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea. Além disso, outro efeito da luz artificial na visão é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Estudos revelaram que a luz azul é prejudicial às células da retina, podendo provocar danos nos olhos e conduzir ao aparecimento da DMRI.
No caso das crianças, como foi referido, a exposição prolongada à luz artificial, que provoca um esforço visual excessivo, pode conduzir ao surgimento da miopia.
Há várias medidas que poderá tomar no sentido de prevenir eventuais problemas causados pela exposição excessiva à luz artificial e, assim, melhorar a sua saúde ocular.
Comece por tentar diminuir o tempo de exposição a ecrãs, a dispositivos que também emitam a luz azul, mantenha uma distância de segurança e coloque o computador de forma a que tenha de olhar para baixo. Também se recomenda a adoção da regra 20-20-20, ou seja, a cada 20 minutos deve olhar para um objeto que se situe a 20 pés (aproximadamente 6,1 metros) durante 20 segundos. Pode igualmente aplicar lágrimas artificiais, para evitar que os olhos fiquem muito secos, e ativar o filtro de luz azul dos dispositivos eletrónicos.
Outra medida que poderá adotar é o uso de óculos com lentes que filtrem os raios UV e a luz azul nocivos e deixem passar a luz essencial, o que pode ajudar a manter os olhos protegidos, evitar o envelhecimento precoce dos olhos e o surgimento de cataratas.
Nas óticas parceiras da Essilor poderá obter ajuda para cuidar melhor dos seus olhos no inverno, para escolher as lentes mais adequadas à proteção dos seus olhos, receber conselhos sobre a saúde ocular e/ou esclarecer dúvidas relacionadas com esta temática.
A luz azul está por todo o lado. É emitida pelo sol e por fontes de luz artificial. Conhece os riscos da exposição excessiva a este tipo de luz, pois pode ser perigosa para aos teus olhos.
A exposição à tecnologia digital foi um movimento ascendente nos últimos anos e o impacto do atual surto epidemiológico só veio reforçar ainda mais esta realidade.