Aprenda sobre tudo o que afecta os seus olhos 4 min. leitura

Como limitar o tempo passado em frente aos ecrãs?

Partilhar

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais. Adquirir uns óculos com proteção para computador pode ajudar a reduzir o impacto do tempo excessivo em frente a ecrãs nos seus olhos.

A exposição à luz azul-violeta afeta os ritmos circadianos do corpo, que podem dificultar que tenha uma boa noite de sono (E já não tem o suficiente na cabeça para dificultar o sono na hora de ir dormir?).

Neste momento de distância social, crie também alguma distância entre si e os equipamentos digitais. Faça uma pausa das videochamadas, por exemplo. Para reduzir o tempo que passa em frente a ecrãs e descansar com mais facilidade, siga as seguintes orientações em baixo.

Dicas e truques para limitar o tempo em frente a ecrãs

Controlar (e reduzir) o tempo em frente a ecrãs: nas definições dos seus equipamentos digitais, deverá conseguir ver quanto tempo passa no seu telemóvel e quanto tempo passa em cada aplicação. Defina um objetivo que pretende reduzir o tempo em frente aos ecrãs de semana para semana.

Defina horários para estar em frente a ecrãs: criando alguns limites à sua dieta digital fora do horário laboral pode reduzir o tempo que passa em frente a ecrãs. Como o pode fazer? Defina horários para aceder às redes sociais, para leitura online e ver televisão, e depois mantenha a sua nova dieta digital.

Defina espaços sem ecrãs: não leve o telemóvel consigo para a casa de banho e não veja televisão ou envie mensagens aos seus amigos quando está na cama. Considere deixar todos os seus carregadores fora do quarto, para não sentir a necessidade de olhar para o telemóvel antes de adormecer.

Opte por um despertador de relógio: se o seu telemóvel substituiu o seu despertador no quarto, dê descanso ao equipamento digital. Deixe o seu telemóvel na cozinha ou sala e faça como antigamente. Acorde com um despertador de relógio. Definir limites ajuda com os seus equipamentos digitais como nos relacionamentos.

Apague aplicações: se estiver mesmo dedicado a reduzir o tempo que passa em frente aos ecrãs, apague algumas das suas aplicações. Desconfiamos que as redes sociais são as principais culpadas. Longe da vista, longe do coração, como se costuma dizer. Com algumas aplicações, o melhor lema deve ser “não nos deixais cair em tentação” (estamos a falar de compras!).

Desligue as notificações: se não estiver preparado para apagar as suas aplicações de redes sociais, desligue as notificações. Assim, não se vai sentir tentado a abrir as aplicações se não estiverem constantemente a notifica-lo com vendas “agora disponíveis online” e ofertas de entrega à porta.

Utilize óculos de proteção contra a luz azul-violeta nociva: a não ser que faça uma dieta digital agressiva, vai se manter em contacto com ecrãs dia e noite. Os óculos que filtram a luz azul-violeta nociva vão proteger os seus olhos da mesma, que pode mantê-lo acordado toda a noite.

 

Mulher Smartphone

 

6 atividades para tornar a sua vida mais saudável

De forma a aproveitar melhor a distribuição do seu tempo, aprenda algo novo todos os dias, desfrute de um jantar sem televisão, distraia-se com um bom livro ou vá dar um passeio. Experimente qualquer uma destas seis atividades e vai ver que se vai sentir melhor:

1. Seja criativo: existe um artista dentro de si. Pinte algo abstrato se estiver preocupado em ter dificuldade nos detalhes. Toque um instrumento que esteja guardado a ganhar pó.

2. Torne-se num foodie: provavelmente já viu nas redes sociais os seus amigos e conhecidos tentarem cozinhar pão. É uma tendência muito específica, mas porque não tentar cozinhar algo similar ao seu prato favorito que pede quando vai comer fora? Assim que tiver criado o seu banquete, sente-se e disfrute de cada garfada, sem ligar a televisão.

3. Ponha a leitura em dia: terá certamente uma lista de livros que sempre planeou ler. Agora é a altura de reduzir essa lista. Inicie uma viagem pela sua prateleira de livros e leia alguns dos que já comprou há anos.

4. Afine a sua habilidade de audição: dê uma pausa aos seus olhos e ofereça aos seus ouvidos algo para ouvir durante esta quarentena. Ouça livros de áudio enquanto limpa a sua casa. Sintonize-se em podcasts enquanto cozinha ou cria arte. Ouça música relaxante enquanto toma um banho de espuma.

5. Escreva a sua própria história: precisa de poucos ou nenhuns recursos para explorar as profundezas da sua imaginação. Basta papel e caneta ou lápis. O ponto é: pode criar obras de arte literárias (ou listas animadoras ou páginas no diário) sem utilizar aplicações de notas no seu telemóvel.

6. Tenha calma: só porque agora pode ter tecnicamente mais tempo não significa necessariamente que tem mais energia. Deixe-se dormir. Recuse uma videochamada se não tiver vontade de a atender. Ou, se possível, volte à natureza e dê um passeio – e realmente ouça os pássaros.

 

Mulher Smartphone 2

Menos tempo para os ecrãs, mais tempo para si

Quando reduz a gordura digital do seu dia, pode levar uma vida mais rica. Se utilizar as dicas e truques acima descritos para reduzir o tempo que passa em frente aos ecrãs e tentar novas formas criativas de preencher os seus dias, pode até aproveitar melhor a vida e ser mais feliz. Os seus amigos podem até afirmar que fica incrível nos seus novos óculos de proteção contra a luz azul-violeta nociva.

A sua vida menos obcecadamente digital pode-se tornar a sua nova vida normal. Talvez o tempo passado em frente a ecrãs seja substituído por mais tempo para SI.

 

 

Pode interessar!

Aprenda sobre tudo o que afecta os seus olhos 5 min. leitura

Sintomas do Coronavírus vs. Alergias: A febre é a diferença

Os sintomas de alergia não são uma indicação da Covid-19, mas a febre é. Conheça algumas formas simples de determinar se a sonolência que sente ou a tosse com que se tem deparado é coronavírus ou se são simplesmente alergias sazonais.

Aprenda sobre tudo o que afecta os seus olhos 10 min. leitura

Dores de cabeça e olhos

O aumento da frequência de dores de cabeça pode estar relacionado com a saúde dos seus olhos.