Quais as causas da Miopia?
Perceber as causas da miopia pode ajudá-lo a notar os sinais e como gerir a má visão ao longe.
Um olho normal funciona como uma máquina fotográfica que tira fotografias e envia-as para a sua película fotográfica especial – a retina. Esta, é uma membrana especial que recebe as imagens e as envia para o cérebro, através do nervo óptico.
Quando existe miopia as imagens fotografadas pelo olho não se formam corretamente na retina, mas sim à frente desta. Assim, as imagens que chegam ao cérebro estão desfocadas.
A principal queixa é a dificuldade em ver ao longe. Na escola, as crianças costumam queixar-se de visão desfocada, particularmente quando precisam de copiar a matéria do quadro. A visão ao perto não é afetada.
A idade de aparecimento é variável, mas é mais comum em crianças em idade escolar.
Em Singapura, 53% das crianças com 9 anos e cerca de 80% dos jovens adultos são míopes. Embora a miopia seja muito mais prevalente na Ásia, na Europa a prevalência está a aumentar.
As causas não são ainda completamente conhecidas, mas existem 3 importantes factores de risco:
Não existe cura para a miopia:
O olho normal é esférico como uma bola. Em comparação, o olho míope apresenta uma forma alongada alterando o formato esférico. À medida que a criança vai crescendo, o olho míope tende a acompanhar o crescimento, tornando-se ainda mais alongado, o que leva a um aumento da miopia com a idade.
A maioria dos casos são ligeiros. No entanto, uma pequena parte desenvolve alta miopia e está em risco de ter lesões na retina quando atinge a idade adulta. Devido ao formato mais alongado do olho, as camadas do globo ocular ficam estiradas e tornam-se mais finas e frágeis, podendo ocorrer a chamada miopia patológica com perda de visão irreversível.
Mesmo após a correção com óculos ou cirurgia refractiva, o olho míope continua a ser maior e o risco de lesões oculares não é eliminado, sendo importante um acompanhamento médico regular.
No período de confinamento, as famílias foram obrigadas a passar o seu tempo dentro de casa, com uma diminuição drástica dos níveis de exposição à luz solar e um aumento exponencial do uso de ecrãs para promover o ensino a distância. As melhores estratégias para prevenir a miopia incluem a realização de atividades ao ar livre e a limitação e controlo de atividades ao perto.
Deixe o seu filho brincar ao ar livre utilizando proteção solar adequada, cerca de 2 horas diárias:
Perceber as causas da miopia pode ajudá-lo a notar os sinais e como gerir a má visão ao longe.
Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais. Adquirir uns óculos com proteção para computador pode ajudar a reduzir o impacto do tempo excessivo em frente a ecrãs nos seus olhos.