O que é o Estrabismo?
O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.
O que é o estrabismo?
O estrabismo é um problema visual que consiste na existência de um desalinhamento manifesto dos olhos e que pode ser horizontal, vertical, torsional ou complexo. Existem algumas causas conhecidas para este problema, que é mais comum em bebés prematuros e crianças com patologias do sistema nervoso ou doenças genéticas. Quando o olho desalinhado «vira para dentro» denomina-se esotropia ou endotropia e quando «vira para fora» exotropia. A não correção deste problema conduz à diminuição da acuidade visual do olho, pois o indivíduo estrábico tende a usar menos o olho desviado, que por isso se pode tornar “preguiçoso”. No limite, se não for tratado, a pessoa acaba por ficar com uma visão parcial, suportada apenas no olho funcional, não conseguindo ter uma visão com perceção de profundidade. O estrabismo é uma das causas para a baixa visão e ambliopia.
O estrabismo é um problema visual relativamente comum e esta perturbação do paralelismo dos olhos é uma condição que ocorre em cerca de 4% das crianças e em menos de 1% dos adultos. No caso dos adultos, o estrabismo pode ter tido origem na infância ou pode ser provocado por um acidente, traumatismo ou doença.
Estrabismo em crianças
Este problema visual é percetível pelo facto de um dos globos oculares não girar na direção do objeto que é fixado. Os olhos das crianças até aos seis meses já devem estar sincronizados e alinhados. Caso isso não aconteça, deve procurar um especialista para que se possa proceder ao diagnóstico e tratamento do estrabismo. É de salientar a importância do diagnóstico precoce, para que a recuperação da acuidade visual ocorra o mais rapidamente possível e com maior taxa de sucesso. Se o desalinhamento não for corrigido atempadamente, o olho desalinhado não se conseguirá desenvolver como seria suposto e não será possível, por exemplo, ter uma visão com perceção de profundidade. Mesmo nos casos em que tudo aparente estar bem com a criança, é aconselhável que aos seis meses faça um exame oftalmológico.
Como posso saber se tenho estrabismo?
Entre os sintomas mais habituais do estrabismo encontram-se a visão dupla, o cansaço visual e a dor de cabeça. Existem também pessoas que têm o hábito de fechar o olho desviado para ver melhor com o olho fixador. Também há casos de pessoas que sofrem de torcicolos por inclinarem ou rodarem a cabeça com o objetivo de fusionar as imagens dos dois olhos.
O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.
Quando ler é um desafio, a causa pode estar relacionada com a visão – por exemplo, baixa acuidade visual ou incapacidade de focar corretamente.