Condições e sintomas oculares 5 min min. leitura

Descubra a história dos óculos e a sua evolução

Partilhar

É uma pessoa curiosa e está interessado em saber um pouco de tudo? Na Essilor contamos-lhe a história dos óculos e a sua evolução ao longo dos anos.

Qual é a história dos óculos

A referência mais antiga na história dos óculos chama-se “lente Nimrud” e tem aproximadamente 3000 anos. Trata-se de uma peça de cristal de rocha polida com a qual os Assírios observavam o céu. Já na Roma antiga, o imperador Nero usava uma esmeralda polida para poder ver as lutas de gladiadores uma vez que sofria de miopia.

Em cerca de 1021 D.C., o matemático árabe Alhazen falou sobre o uso de uma lente convexa para aumentar o tamanho da imagem. A tradução do seu “Livro de Ótica” foi importante para o desenvolvimento da história dos óculos. Ao longo da história têm existido inúmeras referências a dispositivos que facilitavam o melhoria da visão e as descobertas de Alhazen veio beneficiar  vieram beneficiar principalmente os monges que passavam os dias nas bibliotecas a elaborar escrituras.

Em 1249, Robert Grosseteste e Roger Bacon, através das suas experiências em ótica, inovaram e talharam as primeiras lentes dando origem à invenção dos “óculos”.

A evolução dos óculos

A primeira grande evolução dos óculos surgiu no século XV. Nicholas de Cusa propôs o uso de lentes côncavas mais finas no centro do que no bordo. O objetivo era poder ver melhor ao longe.

A História dos Óculos revoluciona-se em 1785 quando Benjamin Franklin cria as primeiras lentes bifocais, unidas por uma armação e dando origem ao formato dos óculos tal como os conhecemos. Em 1887 o médico Adolf Eugen Fick inventou as primeiras lentes de contacto de que há registo ao aplicar lentes diretamente sobre a superfície ocular.

Na Idade contemporânea chega o momento de investigar outros materiais. Devido à utilização de diferentes matérias-primas e avanços tecnológicos existem hoje em dia inúmeros tipos de óculos das mais variadas cores e feitios. Os óculos, para além da sua função original, passaram a ser um símbolo de estilo.

Como os desenvolvimentos tecnológicos têm afetado os óculos

A tecnologia tem vindo a avançar rapidamente para responder às necessidades e desta forma impacta também a evolução dos óculos.

Após a Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento da aviação trouxe a necessidade de criar lentes especiais que protegessem os pilotos da intensidade da luz solar e dos raios UV. Ao fim de 10 anos de pesquisas apareceram as primeiras lentes verdes especiais que refletiam e bloqueavam um alto nível de luz solar, e protegiam os olhos contra os raios ultravioletas e infravermelhos. Nasceram assim os primeiros óculos do estilo aviador.

Hoje em dia existem diferentes tecnologias para melhorar as suas lentes. Após anos de investigação, pesquisa e aperfeiçoamento a Essilor tornou-se líder de mercado no campo da saúde visual, tendo desenvolvido as primeiras lentes progressivas.

Atualmente as Lentes Essilor servem os mais diferentes propósitos, destacando as lentes Crizal para uma melhoria da transparência e as progressivas Varilux, que são um best-seller da marca até aos dias de hoje.