Alimentação saudável para prevenir problemas de visão
Dicas de alimentação saudável para ajudar a prevenir problemas de visão
Uma alimentação saudável pauta-se pela ingestão de todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa, sem défices nem exageros. Assim, é crucial certificarmo-nos de que, no nosso dia a dia, incluímos os mais diversos alimentos, para que consigamos extrair todos os nutrientes necessários.
Ter uma alimentação saudável é, sem dúvida alguma, a base para que possamos levar uma vida saudável. Ajuda, não só, a prevenir uma série de problemas de saúde, como por exemplo a obesidade ou o colesterol elevado, como também problemas de visão.
Deste modo, trazemos algumas dicas para uma alimentação saudável que poderão contribuir para a prevenção de futuros problemas oculares:
- Consuma, pelo menos, duas porções de peixe por semana. O peixe é uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e vitaminas A, B6 e B12, D e E, sendo importantíssimo na manutenção da saúde visual. Ora, peixes como, por exemplo, o bacalhau, o atum, o salmão e a sardinha estimulam a circulação sanguínea, o que acarreta uma maior obtenção de oxigénio por parte das estruturas oculares, em especial, a retina.
- Não se restrinja na utilização de alho e de cebola, uma vez que, para além de darem sabor à sua comida, são um importante aliado na manutenção da sua saúde ocular. Estes contribuem para uma melhor circulação do sangue e controlam o colesterol, acabam por aumentar a quantidade de sangue que irriga os olhos, prevenindo pressões arteriais altas e diabetes, os quais podem trazer malefícios para a visão.
- Não retire os ovos da sua alimentação. Há uma controvérsia relativamente à ingestão de ovos. Contudo, vários estudos comprovam que o consumo de ovos diminui a probabilidade de desenvolver uma degeneração macular, uma doença na retina que pode levar à perda da visão, caso não seja diagnosticada a tempo ou tratada de forma correta.
- Consuma também frutas, legumes e verduras. Como sabemos, o consumo destes alimentos é crucial para a nossa saúde de um modo geral, portanto o mesmo acontece com a saúde visual. Este tipo de alimentos impedem a oxidação das células da retina e ajudam na prevenção de danos celulares e na perda gradual da visão.
Benefícios de manter uma alimentação saudável
A verdade é que manter uma alimentação saudável é, sem dúvida alguma, o pilar para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Conjugada com a prática de exercício físico, uma boa alimentação ajuda a prevenir doenças como a obesidade e o colesterol elevado, as quais são cada vez mais comuns nos dias que correm.
O consumo de alimentos benéficos para a nossa saúde contribui para reforçar e fortalecer o nosso sistema imunológico, o que necessariamente ajuda na prevenção de inúmeras doenças.
Além disso, uma alimentação saudável é preponderante na saúde visual, como pudemos constatar anteriormente. Há uma série de alimentos aliados da visão que não deve subvalorizar, como o peixe, os ovos, os legumes, os alhos e a cebola.
Efeitos dos alimentos na saúde visual
Há uma amálgama de alimentos que devem evitar para assegurar que a sua visão não seja afetada.
- Evite consumir açúcar em excesso. Como é sabido, o consumo de doces e alimentos com muito açúcar é um grande inimigo da nossa saúde. Quando ingerida em excesso, esta substância não é absorvida corretamente pelas nossas células. Assim, esta permanece na corrente sanguínea e acaba por acarretar lesões nas paredes dos vasos. Ora, isso leva a uma má vascularização da retina, podendo causar danos neste tecido.
- O consumo de alimentos ricos em gorduras é bastante prejudicial para a sua saúde, por isso tente evitar esse tipo de alimentos. Uma vez que os nossos olhos são irrigados por vasos sanguíneos, as gorduras em excesso acabam por prejudicá-los. Contribuem para o aumento do colesterol, o qual provoca problemas como a visão turva e derrames dentro do globo ocular.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. A curto prazo, há uma diminuição na percepção de contraste que os olhos possuem. Deste modo, em momentos de transição, como por exemplo ao fim da tarde, fica mais difícil distinguir os diferentes contrastes. Já a médio ou longo prazo, os olhos ficam com mais dificuldade na focalização e nitidez da imagem.
Ora, ter uma alimentação saudável é primordial para evitar o desenvolvimento de problemas de visão e outras patologias. Assim, deve evitar ingerir alimentos como o açúcar, alimentos ricos em gorduras e o álcool; apostando, por outro lado, no consumo de alimentos como o peixe, os legumes, o alho e a cebola e os ovos.