Os hábitos saudáveis para os olhos
Os olhos, à semelhança de outros órgãos do corpo humano, necessitam de cuidados para conservar a sua condição ao longo do tempo e, assim, prevenir o aparecimento de alguns dos problemas oculares.
O que são hábitos saudáveis?
Por hábitos saudáveis para os olhos pode entender-se o conjunto de todos os hábitos e comportamentos que podem ser realizados no seu dia a dia para cuidar da saúde visual, o que pode, entre outros benefícios, facilitar a identificação precoce de eventuais doenças que, se devidamente tratadas, podem prevenir problemas mais complicados no futuro. A manutenção de um estilo de vida saudável contribuirá para uma boa saúde visual.
10 hábitos saudáveis para os olhos
Para assegurar a saúde dos seus olhos, nada melhor do que adotar algumas rotinas simples que serão de grande importância. Então, quais são os 10 hábitos que podemos adquirir para cuidar da nossa visão?
- Para começar, falemos da alimentação. A alimentação é um fator de grande importância nos hábitos saudáveis. Uma boa alimentação é crucial para que o corpo funcione bem e, claro, também a visão. Não se esqueça de que os alimentos ricos em vitaminas A, C, D e zinco, que encontra em alimentos como as cenouras, laranjas, legumes verde-escuros e ovos, são importantes para os olhos. O peixe, rico em ómega 3 e ómega 6, que contribuem para o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, incluindo os que irrigam a retina, também é uma excelente opção!
- Os olhos e a zona circundante são muito sensíveis, logo deve evitar coçá-los, uma vez que essa ação pode provocar lesões, danificar a córnea ou gerar até situações mais graves. Se a sensação de comichão for constante e/ou persistente ao longo do tempo, procure o seu especialista!
- Não descure a higienização da área em torno dos olhos (pálpebras, pestanas) e efetue pelo menos uma vez por dia, para remover impurezas e secreções secas. Uma correta higienização da área circundante, prevenirá a sensação de comichão, irritação e o aparecimento de outras condições indesejadas.
- Se trabalha num ambiente com ar condicionado e fica com os olhos secos, poderá usar lágrimas artificiais (colírios).
- O hábito de lubrificar os olhos, por exemplo, ao pestanejar os olhos, é muito importante para lubrificar e hidratar a superfície da córnea. Desta forma também evita a secura ocular, comichão e irritações, já para não falar que promove o relaxamento dos olhos e da visão.
- Tem o hábito de se maquilhar? Nesse caso, ao fim do dia, não deve esquecer-se de remover a maquilhagem com desmaquilhantes ou sabonete neutro. Também deve evitar a utilização de produtos fora do prazo de validade.
- Uma boa noite de sono é igualmente importante para a saúde em geral e para a saúde visual em particular. Se dormir em média 7 a 8 horas, prevenirá o aparecimento de problemas como a secura ocular ou a vermelhidão dos olhos.
- Tudo o que é em excesso faz mal. E esta regra aplica-se também ao uso de computadores, tablets e telemóveis. O uso excessivo destes aparelhos pode originar dores de cabeça e cansaço visual, entre outros problemas. Por isso, faça um detox digital e, quando tiver mesmo de usar estes equipamentos, não se esqueça de fazer pausas constantes para relaxar a visão.
- O tempo em que os óculos de sol serviam apenas para o estilo já lá vai. Hoje em dia são muito mais do que isso. São um acessório fundamental para a proteção ocular. Assim, não se esqueça dos seus óculos de sol, quer em dias de sol, quer em dias nublados, para proteger os seus olhos da radiação solar.
- Por último, mas não menos importante, não dispense uma visita regular ao seu especialista para realizar exames preventivos e despistar eventuais problemas oculares. Mantenha a sua saúde visual!
Que hábitos saudáveis existem para a visão das crianças?
As dicas referidas anteriormente são, obviamente, também válidas para as crianças, sendo talvez de enfatizar que a alimentação é uma parte importante dos hábitos saudáveis. A atividade física também é recomendada, na medida em que ajuda a prevenir algumas condições oculares e o uso de aparelhos eletrónicos deve ser feito por períodos reduzidos, adequados à faixa etária da criança. Caso sinta que algo não está bem com a saúde visual dos seus filhos, procure um médico especialista para avaliar a situação. Cuide da visão dos seus filhos!