Descubra como promovemos a visão e a segurança na estrada
A Essilor estabelece uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária
A partir de 5 de maio de 2020, a Essilor foi nomeada financiadora oficial, depois de fazer um donativo monetário de 200.000 $ ao Fundo das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária (UNRSF). O donativo seguiu-se ao anúncio de uma parceria entre a Essilor e o UNRSF, para incentivar a ação a nível mundial em prol da visão nítida dos utilizadores das estradas.
No mundo, uma média de 3700 pessoas morre diariamente em acidentes rodoviários, o que faz deles a principal causa de morte de jovens entre os 5 e os 29 anos. À medida que a mobilidade rodoviária se desenvolve a nível mundial, esta tendência continua a aumentar.
Embora haja muitos fatores que contribuem para a segurança rodoviária, há uma significativa falta de consciência relativamente à importância da visão do condutor. Além disso, nos países em desenvolvimento, as pessoas têm um acesso muito limitado a cuidados oftalmológicos de confiança: a nível mundial, uma em cada três pessoas sofre de problemas de visão não tratados.
A acuidade visual é fundamental para ciclistas, motociclistas, condutores e peões, para que tomem decisões seguras e adequadas. A Essilor espera aumentar a mobilidade segura a nível mundial, utilizando a sua experiência em cuidados da visão para desenvolver a sua parceria com o UNRSF.
Para além do donativo monetário, a Essilor vai continuar a pensar em formas inovadoras de diagnosticar, corrigir, proteger e melhorar a visão de todos os utilizadores das estradas.
A Essilor une forças com a Michelin para manter os condutores em segurança
A Essilor estabeleceu uma parceria de dois anos com a Michelin para consciencializar as pessoas acerca da importância de uma visão nítida, bem como de pneus seguros e de confiança durante a condução. As duas empresas uniram forças através de um Memorando de Entendimento, no qual declararam a sua missão comum de ajudar as pessoas a viajar de forma mais segura na estrada.
Dois dos fatores que mais contribuem para uma condução de risco são os pneus em más condições e problemas de visão não tratados. Entre o problema humano de uma visão debilitada e o problema do veículo com os pneus em mau estado, a probabilidade de ter um acidente de carro aumenta significativamente.
Estima-se que um em cada cinco condutores tem problemas de visão não tratados, normalmente porque estas pessoas não se apercebem de que veem mal ou porque têm um acesso limitado a cuidados oftalmológicos. Esta estatística é preocupante, porque 90% da informação processada pelos condutores é visual.
Quanto à segurança do veículo, cerca de metade dos carros circula na estrada com pneus com pouca pressão e um em cada 10 carros tem pneus com um desgaste superior ao limite recomendado. Estes hábitos perigosos podem provocar furos, ruturas e acidentes.
Estas estatísticas inspiraram a parceria Essilor/Michelin a definir objetivos específicos, entre os quais:
- Criar campanhas de consciencialização a nível mundial e nacional, com exames visuais e revisão de pneus para funcionários, clientes e o público em geral.
- Utilizar a respetiva experiência da Michelin e da Essilor para criar um serviço inovador, que permita aos consumidores ter acesso aos recursos necessários.
Segundo Laurent Vacherot, antigo Diretor Executivo da Essilor International, a comunicação da campanha é simples, mas eficaz: teste a sua visão, teste os seus pneus.
Porque é que a Essilor se preocupa
Estes não são os primeiros exemplos de parceria da Essilor com outras entidades para consciencializar as pessoas acerca da importância da visão. Em 2017, a Essilor estabeleceu uma parceria com a Federação Internacional do Automóvel (FIA), a associação responsável pelos desportos motorizados, com sede em Paris, em França, para criar o toolkit online “A segurança rodoviária começa por uma boa visão”.
Este toolkit baseia-se nas Regras de Ouro da Segurança Rodoviária da FIA, que destacam a importância de ter uma boa visão, cumprir o limite de velocidade, verificar os pneus, usar o cinto de segurança e prestar atenção ao volante. Outra regra importante: se conduzir, não beba.
Em junho de 2020, quando os países começaram a reduzir as restrições relativas à COVID-19, o Grupo Essilor lançou uma campanha internacional pública chamada “Na estrada de novo”. Com a hashtag #MaxVisionMaxSafety, os condutores, ciclistas e peões foram incentivados a desfrutar da recuperação da mobilidade, com uma visão segura e nítida.
A missão da Essilor, de melhorar a qualidade de vida através da melhoria da visão, vai continuar a alargar-se, através do objetivo de combater as mortes e ferimentos na estrada, melhorando a visão dos utilizadores rodoviários. A dedicação da empresa a dar solução às necessidades visuais dos condutores significa que continuará a criar novas formas de corrigir, proteger e melhorar a visão de condutores, peões e ciclistas de todo o mundo, estabelecendo parcerias com organizações e instituições privadas que tenham a mesma preocupação com a segurança rodoviária.