Cinco alimentos aliados da visão
A falta de certos nutrientes na alimentação pode afetar algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de ver corretamente. Há diversos amigos da saúde visual na dieta alimentar. Basta saber fazer boas escolhas.
Os profissionais de saúde visual recomendam as consultas, em condições normais a cada 2 anos, mas se sentir que alguma alteração na sua visão ou saúde visual, deve visitar um profissional de saúde visual mais cedo. Muitas condições oculares nem sempre apresentam sintomas, mas o seu profissional de saúde visual pode detetar sinais atempadamente, quer seja de origem refrativa ou patológica.
Existem vários sinais e sintomas que pode estar atento e que podem justificar uma visita a um profissional de saúde visual. Pode ser uma grande ajuda reconhecer estes sinais e proteger a sua saúde visual.
Se tem dores de cabeça com frequência, a causa pode indicar que sofre de uma anomalia visual. É um dos sintomas mais comuns que as pessoas têm quando precisam de utilizar óculos. Erros refrativos, como dificuldade em ver ao longe ou ao perto, não compensados podem sobrecarregar os seus olhos, uma vez que sem a correção necessária estão sempre em esforço para ver com nitidez. Felizmente, utilizar as lentes corretas pode ser a solução para muitas condições oculares que causam dores de cabeça.
Se notar que precisa de afastar os objetos de quando lê para ver com precisão, pode ser altura de utilizar óculos. Quer seja um livro, um jornal ou um telemóvel, se notar que está com a visão desfocada nos objetos mais perto de si pode ser um sintoma de presbiopia.
A presbiopia é também conhecida como dificuldade de ver ao perto devido à idade (vista cansada) e normalmente ocorre a quem tem mais de 40 anos de idade. É causada pela perda natural de flexibilidade do cristalino, tornando difícil para o mesmo focar ao perto. Se começar a notar qualquer sinal de visão desfocada ou dificuldade em ler com más condições de luminosidade, deve agendar uma visita a um profissional de saúde visual para avaliar a sua visão.
Ter comichão nos olhos, estarem secos ou vermelhos pode indicar várias condições oculares. Irritações nos olhos como estas são muito comuns, e normalmente não são nada com que se deva preocupar, mas podem ser sintomas de uma condição ocular.
Condições como a conjuntivite ou síndrome do olho seco podem apresentar sintomas como vermelhidão, dor, desidratação ou comichão nos olhos. O uso excessivo de dispositivos digitais pode também resultar em sinais semelhantes por esforçar demasiado os seus olhos.
Se os sintomas não desaparecerem, é recomendado agendar uma visita ao seu profissional de saúde visual para ter a certeza que está tudo bem com a sua visão.
Se os corpos flutuantes ou flashes aparecerem de repente, ou aumentar o número, pode existir alguma anomalia visual e deve agendar uma visita com um profissional de saúde visual. Sintomas como os corpos flutuantes e os flashes são, felizmente pouco comuns e aparecem sobretudo em pessoas de maior idade, normalmente são causados por alterações intraoculares ao nível da retina e exigem atenção urgente.
Se não se lembra da última vez que visitou um profissional de saúde visual, deve fazê-lo! Agende uma visita a uma óptica parceira Essilor. É recomendado que repita esta visita de 2 em 2 anos, ou mais frequentemente se assim for recomendado pelo seu profissional de saúde visual.
A falta de certos nutrientes na alimentação pode afetar algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de ver corretamente. Há diversos amigos da saúde visual na dieta alimentar. Basta saber fazer boas escolhas.
A fadiga visual é uma das grandes preocupações da Oftalmologia: sete em cada dez portugueses já sofreu deste mal.
A grande maioria dos portugueses apresenta sinais ou sintomas de olho seco, no entanto, nem todos sofrem da Síndrome do Olho Seco.