Sabe como vê uma pessoa míope?
Como vê sem óculos alguém que tem miopia?
Uma pessoa que tem miopia vê os objetos de forma turva ao longe. Isto acontece porque a miopia é um erro refrativo do globo ocular que impede a focagem correta dos objetos na retina. Uma pessoa com visão normal consegue focar os objetos na retina, ao passo que nos olhos com miopia os objetos são focados à frente da retina, afetando deste modo a visão para longe.
Muitas vezes este problema de visão é detetado quando as crianças vão para a escola, pois aí surge a dificuldade de ver o quadro (ver ao longe). Contudo, estas crianças conseguem ler facilmente um livro (visão de perto). À medida que as crianças vão crescendo, a miopia vai piorando, obrigando à mudança de óculos ou lentes de contacto com alguma frequência, entre os 20 e os 24 anos, intervalo de idade em que a miopia começa a estabilizar, segundo o estudo COMET.
As causas da miopia não são conhecidas, no entanto, sabe-se que as pessoas com história familiar de miopia têm maior probabilidade de vir a ter miopia. Existem três causas para o aparecimento da miopia: alteração da curvatura da córnea; alongamento axial, quando a miopia ocorre, o comprimento do olho é maior do que o comprimento axial dito normal; e a miopia de índice, uma miopia mais tardia, que surge por volta dos 60 anos, quando as pessoas têm cataratas nucleares.
Características da visão de um míope
Um míope apresenta dificuldade em ver ao longe. Apesar de ver claramente os objetos que estão próximos, os que estão longe ficam turvos. Além da dificuldade em ver ao longe, o míope poderá ter outros sintomas, como no caso da fadiga ocular, também designada de “vista cansada”, dores de cabeça e a tendência para semicerrar os olhos para ver melhor.
Existem diversos graus de miopia, os quais são medidos em dioptrias. Quanto maior o grau da dioptria, mais dificuldade terá a pessoa em ver ao longe. A acuidade visual de uma miopia de 1 dioptria e 10 dioptrias é bastante diferente. A miopia até 3 dioptrias é considerada ligeira; uma miopia entre 3 e 6 dioptrias é moderada; e uma miopia acima de 6 dioptrias é alta e pode provocar uma grande diminuição da qualidade de vida.
A miopia pode surgir associada ao astigmatismo, designando-se neste caso de astigmatismo miópico, sendo bastante comum em adultos e crianças. Quando a miopia surge ligada à presbiopia e dependendo do grau de miopia e de presbiopia, a visão de perto pode não ser afetada. A pessoa consegue ler e escrever sem a ajuda de óculos de perto, mas só quando o grau de miopia consegue compensar o grau de presbiopia. A miopia infantil é ligeiramente superior no sexo feminino e, embora o fator genético seja importante, existem outras causas. É crucial que os pais se apercebam dos sintomas, para que as crianças possam ser observadas por um médico oftalmologista, para despistar possíveis erros refrativos.
Como a miopia afeta em diferentes circunstâncias?
A miopia é um problema que afeta cerca de 20% a 30% da população mundial. Se um míope semicerrar os olhos, os objetos que estão distantes parecerão nítidos. Por vezes, é um problema que não é detetado imediatamente, uma vez que nem todos os objetos estão desfocados. Um míope consegue ler um livro, mas ao olhar para um sinal de trânsito distante poderá não ter a mesma acuidade visual.
Ir ao oftalmologista com alguma regularidade é crucial para detetar este e outros problemas de visão e, assim, resolvê-los. No caso específico da miopia, podem ser realizados diversos exames, como o teste de refração, para avaliar o grau exato do erro refrativo; acuidade visual à distância (escala de optótipos de Snellen) e de perto (escala oftalmológica de Jaeger); exame da retina, mácula e disco ótico; exame na lâmpada de fenda do segmento anterior do olho; medição da pressão intraocular; teste de visão das cores; teste dos movimentos oculares, entre outros. A miopia não tem cura, mas quando corretamente diagnosticada, o erro refrativo pode ser corrigido através do uso de óculos, lentes de contacto ou de cirurgia, que apenas se aconselha a realizar depois dos 18 anos e se a graduação estiver estável há pelo menos 24 meses, repondo assim uma boa acuidade visual.