Regras da visão para a condução
Todos temos a responsabilidade de atualizar no IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) caso haja alguma anomalia visual que afete o funcionamento dos seus olhos. Aqui, incluem-se problemas oculares, catarata, glaucoma, retinopatia, degeneração macular e cegueira noturna, sejam eles de origem refrativa ou patológica.
Existem normas mínimas de visão para a condução de veículos a motor para manter todos em segurança nas estradas. Para quem conduz um automóvel, deve conseguir ler uma matrícula a 20 metros de distância, com ou sem correção ótica. Deverá ter igualmente uma acuidade visual binocular de pelo menos 0,5 com ou sem correção ótica; este é o padrão mínimo de visão para conduzir um automóvel. Deverá também ter um campo de visão adequado.
As regras podem diferir de veículo para veículo. Os motoristas de camião ou autocarro devem ter uma acuidade visual de pelo menos 0,8 no seu melhor olho e de pelo menos 0,5 no outro. Quando fizer o teste prático de condução pela primeira vez, precisa de ler uma placa de matrícula de um veículo estacionado antes de começar. Se não conseguir, mesmo com óculos ou lentes de contato, não passará no teste.
As lentes mais adequadas para a condução
Conduzir necessita de uma visão completamente clara e focada e exige olhar para distâncias variáveis; por exemplo, sinais de trânsito à distância e informações no tablier. Se possuir um erro refrativo, pode necessitar de usar óculos para conduzir e manter-se seguro na estrada.
Por vezes, as condições para a condução podem ser imprevisíveis, devido a brilhos intensos, reflexos e condições climáticas adversas. Se costuma conduzir à noite, há um risco acrescido, pois a sua visão geralmente é menos eficaz em condições de pouca luminosidade.
Ao usar óculos, pode ter uma visão mais nítida ao volante. Existem muitas soluções de lentes diferentes disponíveis, dependendo das necessidades visuais do utilizador. Por exemplo, as lentes progressivas são a compensação ideal para quem tem presbiopia, já que com estas beneficia de melhor visão a todas as distâncias (perto, intermédia e longe).
As lentes Varilux Road Pilot são otimizadas para a condução, são confortáveis e foram concebidas para proporcionar campos de visão mais amplos, para que não perca nada na estrada. Com um aumento dos campos de visão na zona intermédia e de longe, será mais direta a perceção de informações vitais a várias distâncias.
Se tem miopia ou hipermetropia e astigmatismo, terá benefícios ao usar lentes unifocais específicas para a condução. As lentes Essilor para a condução são ideais se tiver dificuldade em ler os sinais de trânsito ao longe ou se as informações exibidas no tablier parecerem distorcidas.
Para uma proteção adicional, o tratamento Crizal Drive pode ser combinado com as lentes progressivas ou unifocais para redução dos reflexos na condução. Crizal Drive proporciona até menos 90%* de reflexos durante a noite, reforçando o seu conforto visual para uma condução mais segura. Minimizar a intensidade dos brilhos é fundamental para manter a acuidade visual dia e noite.
*versus lente standard sem tratamento anti-reflexos. In-Life Wearers Test Rupp+Huhbrach Optik. Alemanha – 2016 n=49