Vida e olhos: Como cuidar deles | Essilor

Conheça os melhores exercícios para evitar o cansaço visual

Partilhar

O cansaço visual pode ser um problema diário, mas felizmente podemos atuar sobre o mesmo. Neste artigo recomendamos-lhe alguns exercícios para retardar o aparecimento de sintomas associados ao cansaço visual.

Melhore a sua condição visual com estes 6 exercícios


No exercício de “palming” deve fechar os olhos e cobri-los com as palmas das mãos em concha para eliminar toda a luz e assim obter um relaxamento total dos olhos. Quando retirar as mãos poderá ver com maior nitidez tudo o que o rodeia. 

Outro exercício, denominado “sunning”, consiste em deixar que os seus olhos apanhem banhos de sol, pois estes também são bastante importantes. Posicione-se de frente para o sol com os olhos fechados e, quando sentir as pálpebras quentes, rode a cabeça para os lados. Depois pode voltar à posição inicial por mais alguns minutos. Ao apanhar sol estará a trabalhar três áreas dos olhos: os músculos em redor dos olhos, o cristalino e a pupila.

Para executar o exercício de pestanejo, deve pestanejar de forma contínua e suave, para proporcionar aos seus olhos breves momentos de descanso.

Para exercitar a acomodação, deve focar um objeto que esteja perto de si durante alguns segundos e, a seguir, focar outro que se situe a pelo menos 6 metros durante alguns segundos. Repita o exercício várias vezes. 

Para efetuar o exercicío de rotação deve girar os olhos de forma contínua e lenta e depois de alguns movimentos nesse sentido, inverter a rotação. No exercício de fixação, deve dirigir o olhar para a esquerda, direita, cima, baixo, com movimentos lentos e contínuos durante alguns minutos.

E quanto à presbiopia, poderei fazer algo?

Quando as letras pequenas começam a ficar desfocadas, tende a afastar o braço para conseguir ler o jornal ou o livro? Também sente dificuldade em ver com baixa luminosidade? Se as letras lhe parecem desfocadas e lhe é difícil ler em locais poucos iluminados, saiba que esses são alguns dos sintomas da presbiopia, também conhecida por ”vista cansada”olhos cansados, problema que consiste na dificuldade emde ver ao perto e afeta pessoas sobretudo a partir dos 40 anos. 

A partir desta idade, o músculo ciliar e o cristalino perdem a elasticidade natural, sendo essa a principal causa do problema. Além disso, pensa-se que as mudanças no cristalino e a perda de força dos músculos ciliares também poderão contribuir para esta condição ocular.

Na fase inicial da presbiopia ainda é possível atuarmos de forma a atenuar os seus efeitos, ou seja,  há uma série de exercícios que podem melhorar a musculatura ocular e a convergência. A realização regular dos mesmos pode contribuir para a flexibilização do cristalino, portanto, para melhorar a sua condição visual.

Se costuma passar muito tempo do seu dia à frente de dispositivos digitais, deixamos-lhe aqui algumas dicas que poderão ajudar. Siga a regra dos 20-20-20, ou seja, a cada vinte minutos deve afastar o olhar do ecrã do computador ou telemóvel durante 20 segundos e focar um objeto situado a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância. E esta regra é válida não só para os pré-presbitas, mas sim para toda a população, dos mais novos aos mais “experientes”.

Além disso, não se esqueça de fazer descansos periódicos, de pestanejar os olhos durante três minutos, posicionar o monitor a (pelo menos) 50 cm de distância e à mesma altura dos olhos, procurar minimizar os reflexos no ecrã e verificar se a iluminação da sala é adequada, optando preferencialmente por luz natural ou luz amarelada.

     
Antes de experimentar os exercícios para atenuar os sintomas da presbiopia incipiente, pode obter aconselhamento de um profissional sobre a eficácia dos mesmos, uma vez que a solução definitiva para a presbiopia passará pela utilização de lentes oftálmicas ou lentes de contacto (progressivas), ou ainda procedimentos cirúrgicos.
 

Pode interessar!

Aprenda sobre tudo o que afecta os seus olhos 6 min. leitura

Vista cansada

Demasiado tempo à frente de um ecrã pode desgastar os músculos ópticos; mas a visão cansada também pode ser consequência de problemas oculares já existentes.