Vida e olhos: Como cuidar deles | Essilor

Descubra como tratar e prevenir a conjuntivite nas crianças

Partilhar

Durante a infância, as crianças também podem sofrer de conjuntivite. Explicamos-lhe por que as crianças podem ter os olhos vermelhos e o que poderá fazer.

As melhores dicas para ajudar o seu filho se ele tiver os olhos vermelhos

A conjuntivite afeta tanto as crianças como os adultos. Mas o que é a conjuntivite? A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que cobre a parte branca do olho e o interior das pálpebras. Quando fica inflamada, o olho fica vermelho. Nas crianças, a conjuntivite tem habitualmente origem infeciosa e uma duração de 2 a 7 dias. No entanto, pode perdurar até 15 dias.

Na sua origem podem estar infeções causadas por bactérias, vírus e outros microrganismos; reações alérgicas ao pólen, ácaros ou pelo de animais; agressões por compostos químicos, por exemplo, o cloro usado no tratamento das águas das piscinas; e traumatismos. Além da vermelhidão da parte branca do olho, pode ocorrer o aumento do lacrimejar e o surgimento de uma secreção ocular amarelada, que faz com que as crianças acordem com os “olhos colados”. Pode ainda provocar ardor e visão turva, embora a visão não seja alterada. As pálpebras também podem ficar ligeiramente inchadas.

A conjuntivite viral surge normalmente em ambos os olhos. Ao acordar, a criança poderá ter as pálpebras “coladas” com uma secreção transparente. Já a conjuntivite bacteriana pode afetar apenas um olho, que produz uma secreção amarelada. No caso da conjuntivite alérgica, os dois olhos são afetados. A criança terá os olhos a lacrimejar e com comichão.

Consoante a altura do ano, há tipos de conjuntivite mais comuns. No verão surgem especialmente as conjuntivites bacterianas; no outono as virais, e na primavera as conjuntivites alérgicas, devido ao pólen.

Independentemente do tipo de conjuntivite que o seu filho tiver, a primeira regra a lembrar é a de evitar o contacto facial próximo com outras pessoas e também a de lavar as mãos com frequência, para evitar a transmissão da doença.

 

Como prevenir a conjuntivite em crianças?

As conjuntivites virais e bacterianas são bastante contagiosas, podendo ocorrer a transmissão através do contacto com um olho infetado ou contacto com as mãos que tenham tocado num olho infetado ou ainda através do contacto com almofadas e toalhas, maquilhagem ou outros produtos para o rosto.

Para prevenir o aparecimento e transmissão da conjuntivite nas crianças, estas devem ser ensinadas a lavar as mãos com frequência com água e sabão e a não coçarem os olhos. Não se devem partilhar utensílios que tocam na face ou nos olhos. Após limpar a secreção com uma compressa morna, a mesma deve deitar-se fora e lavar as mãos a seguir. Também se pode recorrer ao soro fisiológico ou a outras gotas oculares suaves para proceder à lavagem dos olhos e assim aliviar a comichão. Quando uma criança tiver conjuntivite, as toalhas usadas não devem ser utilizadas por mais ninguém e devem ser trocadas diariamente até a secreção ocular parar. A adoção de bons métodos de higiene ajudará a reduzir a transmissão da infeção.

 

Soluções para olhos vermelhos em crianças

Para o tratamento dos olhos vermelhos nas crianças, poderá recorrer a um oftalmologista ou pediatra que o aconselhará sobre o melhor tratamento. Para o tratamento da conjuntivite existem gotas e/ou pomadas com antibiótico, anti-inflamatório ou antialérgico, em função da causa da conjuntivite.

Para aplicar as gotas ou pomada, deve, em primeiro lugar, limpar a secreção ocular usando uma compressa embebida em soro fisiológico, partindo da zona mais limpa para a zona mais suja. De seguida, deve puxar a pálpebra inferior para baixo para poder colocar uma gota ou um pouco de pomada no espaço entre a pálpebra e o olho. Evite tocar no olho com o conta-gotas ou com o tubo.

Os olhos vermelhos também podem estar relacionados com os olhos cansados, por passar demasiado tempo à frente de ecrãs, ou em consequência de problemas oculares já existentes.

Se os sintomas persistirem, detetar alterações na visão ou dor nos olhos, deverá procurar cuidados médicos.

Pode interessar!

Aprenda sobre tudo o que afecta os seus olhos 6 min. leitura

O que é a Conjuntivite?

Normalmente associada aos olhos vermelhos ou inflamados, causa comichão e desconforto resultando em pálpebras secas ou em crosta.