Vida e olhos: Como cuidar deles | Essilor

Figuras históricas que tiveram problemas de visão

Partilhar

Muitas figuras históricas são recordadas pelos seus grandes feitos, mas sabe quais delas tinham problemas visuais e qual era o seu problema?

Personalidades históricas com problemas de visão

Todos nós conhecemos personalidades famosas como Vincent Van Gogh, Claude Monet, Honore Daumier, Paul Cézanne, El Greco, entre muitos outros.

Estes artistas expressaram os seus sentimentos através das suas obras. Se observarmos as suas pinturas, esculturas e outras obras, podemos ter uma ideia de como se sentiam e como viam o mundo que os rodeava.

Foi através da visão que percecionaram o mundo, logo, se a visão tivesse algum problema, a obra refletiria as distorções que o artista viu como sendo naturais, mas que serão distorcidas para olhos saudáveis.

Sabe o que estes e outros nomes têm em comum para além da fama como artistas? A visão, ou melhor, os problemas de visão. É verdade, estes artistas sofriam de problemas oculares.

Artistas como Claude Monet, Mary Cassat, Paul Cézanne, Honoré Daumier, El Greco e Van Gogh, grandes mestres da pintura, foram afetados por problemas de visão, nomeadamente cataratas, miopia, astigmatismo e xantopsia. Hoje pensa-se que estes problemas de visão poderão ter influenciado as obras destas figuras históricas.

 

Problemas de visão e história

A artista Mary Cassat começou a ter problemas de visão em 1990, quando tinha 56 anos. Foi diagnosticada com miopia e submetida a cirurgia, mas sem sucesso.

Van Gogh é um nome amplamente conhecido pelas suas obras de arte e pelo tom amarelo que predominava nas suas pinturas. Pensa-se que este artista sofreria de xantopsia, problema de visão que faz com que todos os objetos coloridos apareçam em amarelo. Este problema ocular poderá ter sido desencadeado pelo consumo excessivo de absinto ou por tratamentos que terão provocado intoxicação digitálica.

Claude Monet, artista impressionista, foi diagnosticado com cataratas em ambos os olhos, em 1912. O problema não seria novo, pois a perceção das cores por parte do pintor revelava algumas alterações. Este é um sintoma comum da doença. Outros artistas impressionistas como Degas e Renoir, que se tornaram famosos pelas suas obras impressionistas, também terão sofrido de problemas oculares que terão alterado a forma como observavam as coisas.

Honore Daumier foi um importante artista, sobretudo de desenho e caricatura. Após ser diagnosticado com cataratas passou a ocupar-se apenas da pintura. Acabou por deixar de pintar em 1872 e chegou a ficar quase cego em 1877. Embora se tenha submetido a uma cirurgia, não obteve o resultado pretendido.

O pós-impressionista Paul Cézanne sofria de miopia. Pensa-se que terá explorado a falta de nitidez nas suas obras devido ao seu problema de visão.

El Greco terá sofrido de astigmatismo, à semelhança de Botticelli e Ticiano, o que provoca um alongamento unidirecional na forma como se percecionam os objetos. Os especialistas não concordam neste ponto, pois alguns acreditam que as alterações eram intencionais e que El Greco não teria problemas oculares. Diversos especialistas defenderam que o alongamento das figuras que caracteriza a sua pintura se devia à influência de pintores anteriores como Michelangelo e Rafael.

Pensa-se que também Degas e Leonardo da Vinci terão sido afetados por condições oculares que podem ter influenciado de alguma forma o trabalho dos artistas. No caso de Degas, à medida que a sua visão piorava o seu estilo tornou-se mais austero. Já Leonardo da Vinci terá sofrido de visão turva. Um estudo sobre este pintor que incidiu sobre um retrato do mesmo indicou que este poderia sofrer de estrabismo. A exotropia intermitente, doença que provoca a inclinação de um ou dos dois olhos para fora, tê-lo-á ajudado a usar os olhos independentemente e a focar superfícies planas de perto.

 

Figuras históricas com má visão

Talvez a expressão “os olhos são o espelho da alma” tenha alguma razão de ser. Afinal os olhos podem revelar algumas emoções, nomeadamente tristeza, aversão, raiva, alegria, medo e surpresa. Os olhos afetados por problemas de visão processam o que observam de forma diferente, pelo que as obras de arte das figuras históricas referidas anteriormente refletem essa visão deturpada da realidade.

Se se preocupa com a sua saúde ocular e quiser informações sobre alguns problemas que podem afetar a visão, bem como dicas e conselhos para prevenir esses mesmos problemas de visão, a Essilor disponibiliza vários artigos sobre saúde ocular.