Porque vejo brilhos nos olhos? Como resolvê-lo?
Flashes de luz nos olhos: causas e possíveis soluções
Alguma vez experimentou a sensação de pontos de luz no seu campo de visão, depois de esfregar os olhos ou de se levantar rapidamente? Se sim, saiba que esses pontos de luz são denominados fotopsia ou fosfenos oculares. Quando os flashes de luz e corpos flutuantes (como pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que aparecem no campo de visão) se tornam frequentes, deve consultar um oftalmologista com a maior brevidade possível, pois a presença de corpos flutuantes e flashes luminosos podem ser um sinal de descolamento iminente da retina, entre outras doenças dos olhos. Por isso, se sente que a sua visão está afetada, procure a ajuda de um profissional de saúde ocular, para fazer o diagnóstico e receber o tratamento adequado para o seu problema.
O que são?
Os brilhos ou pontos luminosos que provavelmente já sentiu nos olhos, mesmo quando está de olhos fechados, acontecem na sequência de descargas elétricas no córtex occipital, zona do cérebro que está relacionada com a visão. Esses brilhos recebem a designação de fosfenos. Os fosfenos surgem no campo visual sem qualquer estímulo, depois de espirrar ou fechar os olhos com muita força. Não são uma doença, no entanto, se ocorrerem frequentemente deve procurar ajuda médica. No caso dos pontos ou flashes de luzes não serem provocados por algum tipo de estímulo e mesmo com os olhos fechados, designa-se fotopsia. A fotopsia ocorre então na retina, normalmente como consequência do atrito da retina com o gel que preenche os olhos (o designado humor vítreo). Em suma, a fotopsia é um termo mais restrito, referindo-se às alterações do globo ocular, ao passo que o fosfeno é mais genérico. As mulheres e as pessoas com um elevado grau de miopia (acima de seis graus) são mais propensos à fotopsia.
Patologias associadas
Se sentir a visão turva com luzes, isso pode ser um sinal de que algo não está bem. Sintomas como estes estão associados a diversas patologias, como, por exemplo, hipertensão arterial, enxaquecas, epilepsia focal e doenças oculares, como deslocamento da retina ou inflamação do nervo ótico. Assim que surgem os sintomas, é recomendável consultar um oftalmologista, para conhecer as causas e resolver o problema rapidamente.
O que fazer se tiver luzes nos olhos?
Se aparecerem luzes no campo visual, por vezes coloridas ou muito brilhantes, e de forma recorrente, é importante ir ao oftalmologista para examinar a estrutura ocular e identificar a causa do aparecimento desses flashes de luzes.
No caso das enxaquecas, existem medicamentos que ajudam a controlar as crises de cefaleias e isso basta para reduzir esses episódios. Mas a sensação de flashes (fotopsias) e as manchas escuras móveis (moscas volantes) que surgem no campo visual podem ser um sintoma de descolamento da retina. O descolamento da retina provoca a perda de campo visual, sendo o seu tratamento feito através de cirurgia a laser. Por isso, se sentir manchas cinzentas, flashes de luz recorrentes e/ou uma sombra escura na visão periférica, não hesite consultar um oftalmologista rapidamente, de forma a identificar o problema e receber o tratamento adequado.
Como evitar flashes de luz?
Manter uma saúde visual passa também pelo cuidado com a alimentação. Se optar por bons alimentos para a saúde da visão, estará a cuidar da saúde visual. Procure ingerir cenouras, folhas verdes, frutas vermelhas e cítricas, ovos e peixe, entre outros alimentos igualmente importantes para a sua saúde visual. Não se esqueça: estes alimentos para melhorar a nossa saúde em geral e a saúde visual em particular devem fazer parte da sua dieta.
Se sente flashes de luz no canto do olho de forma recorrente, procure a ajuda de um especialista, de forma a evitar o agravamento da situação.