Qual é o tempo normal para se adaptar a novos óculos?
Tempo para se adaptar aos novos óculos: demora muito? Como saber se eles estão corretamente graduados?
Para quem se prepara para começar a usar óculos ou para mudar de óculos, poderá perguntar-se quanto tempo demorará a adaptar-se e quais os problemas e sintomas na adaptação aos óculos. Independentemente do problema que tenha originado a necessidade de usar óculos, a adaptação a óculos graduados, a adaptação a óculos por astigmatismo, a adaptação a lentes progressivas ou até à adaptação a um novo estilo de armação exigem tempo. A adaptação demora normalmente alguns dias, durante os quais pode ter alguns sintomas comuns, como a sensação de que tudo está embaçado, dores de cabeça ou náuseas.
Mesmo que mantenha as lentes e só tenha mudado de armação, é sempre necessário um período de ajuste. Se mudou para um tipo de lente diferente, os seus olhos precisam de tempo para se ajustarem a essa alteração.
No caso de não conseguir ver bem com os óculos novos, não pense logo que houve um erro na graduação das lentes. Em primeiro lugar, deve esperar o tempo necessário para se adaptar aos mesmos. Se após o período de habituação, que no caso das lentes progressivas pode ir até às três semanas, continuar com dificuldade em ver, contacte o seu oftalmologista, para confirmar se a graduação das lentes é a correta.
Desconforto na adaptação a novos óculos
Na adaptação aos novos óculos é perfeitamente normal que sinta algum desconforto. Mesmo que já esteja habituado ao uso de óculos, a habituação a umas lentes mais fortes, a um novo tipo de lentes, ao revestimento das lentes ou mesmo a uma armação diferente pressupõem um período de adaptação. Se está a usar óculos pela primeira vez, esse período de estranhamento inicial é ainda mais compreensível. Após o desconforto inicial, poderá finalmente usar os óculos com todo o conforto.
Além da sensação de desconforto pela adaptação aos novos óculos, poderão ocorrer alguns problemas, como, por exemplo, a sensação de distorção, a perceção de profundidade alterada, o efeito de aquário, a tensão ocular, a dor de cabeça e as náuseas.
Ao usar os novos óculos, os objetos poderão parecer que estão distorcidos ou desfocados. Poderá ser difícil identificar a distância a que os objetos se encontram. As bordas do seu campo de visão poderão parecer dobradas, como se estivesse a ver tudo através de um aquário. A adaptação poderá fazê-lo sentir que os seus olhos estão cansados. Por fim, os problemas referidos anteriormente poderão levar ao aparecimento de dores de cabeça, náuseas e tonturas.
Deve lembrar-se que, quanto mais tempo usar os seus óculos novos, mais rapidamente se habituará.
Óculos novos e dor de cabeça?
Tem uns óculos novos e há dois ou três dias que sente dores de cabeça? Sentir dor de cabeça no primeiro dia em que usa os novos óculos é normal, pois os seus olhos e o cérebro estão a ajustar-se às novas lentes. Mas se as dores de cabeça já se arrastam há dois ou três dias, nesse caso, deve entrar em contacto com o seu oftalmologista, para que ele avalie a situação. Poderá ter a necessidade de fazer um novo exame visual, analisar os óculos e verificar se as lentes são as corretas para a sua condição visual.
Tonturas e óculos novos
Durante o período de adaptação aos novos óculos é possível que tenha problemas de perceção de profundidade que, por sua vez, conduzem ao surgimento de tonturas e náuseas. Estes problemas irão desaparecer assim que se habituar aos novos óculos.
Tempo de adaptação aos novos óculos
Na maioria dos casos, a adaptação aos óculos novos demora apenas alguns dias. No entanto, noutros casos, esse período pode ser de até duas semanas.
O uso dos novos óculos por um período alargado, desde que acorda até que se deita, poderá contribuir para uma adaptação mais rápida. Evite usar os óculos antigos, mesmo que esporadicamente, pois isso tornará o processo mais longo.
Cuide da sua saúde visual e lembre-se de que é importante que não nos exponhamos por longos períodos de tempo ao ecrã do telemóvel.