Vida e olhos: Como cuidar deles | Essilor

Saiba quando visitar um oftalmologista por problemas visuais

Partilhar

A visita a um oftalmologista devia fazer parte dos nossos hábitos, tal como fazem parte as consultas de rotina ao médico de família. Se não tem esse cuidado, saiba que há sintomas que exigem uma ida urgente ao oftalmologista. Descubra os sintomas do aparecimento de problemas oculares, o que o ajudará a saber se deve consultar um especialista e o quão urgente é.

Quando visitar um oftalmologista por problemas oculares

A questão que se coloca, em primeiro lugar, é saber quando é que deve visitar um oftalmologista. A ida ao oftalmologista não deve acontecer apenas quando há necessidade de corrigir problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, entre outros. A ida ao oftalmologista deve fazer parte das suas consultas regulares. Negligenciar a sua visão, poderá acarretar problemas de visão graves no futuro, nomeadamente cegueira e glaucomas.

Com o envelhecimento deverá ter mais cuidados com a saúde em geral, incluindo, como é óbvio, a saúde dos olhos. Por isso, deverá ir ao oftalmologista com alguma regularidade. É sobretudo a partir dos 40 anos que começam a surgir mais problemas, como a vista cansada. E a partir dos 60 anos deve cuidar ainda mais da sua saúde visual, devido aos problemas de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), que se agravam com a idade. Os casos de baixa visão pela DMRI têm vindo a aumentar em Portugal, segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, situação que poderia ser atenuada, pois visitas regulares ao oftalmologista ajudariam a detetar precocemente os problemas e a travar a doença.

Se pretender fazer alguma cirurgia corretiva, esse é mais um motivo para consultar o especialista da visão. Os adultos que usam óculos ou lentes de contacto e pretendem deixar de o fazer, necessitam de consultar o oftalmologista, para que este especialista possa avaliar a hipótese de tal acontecer. Depois da cirurgia, deverá continuar a ir ao oculista, para verificar a saúde ocular.

Caso ainda não sinta alterações na visão, deve ter uma atitude preventiva e, portanto, ir ao oftalmologista com alguma regularidade para despistar ou prevenir o aparecimento de quaisquer problemas nos olhos. Lembre-se de que os problemas visuais têm consequências na sua vida diária, podendo contribuir para acidentes de viação, depressões ou ansiedade. Apostar na prevenção é fundamental para evitar ou tratar a grande maioria dos problemas visuais. Lembre-se: mais vale prevenir do que remediar!

 

Como saber se tenho problemas visuais

Da lista dos seus cuidados de saúde de rotina consta a ida ao oftalmologista? Não? Então deve ganhar esse hábito, pois a sua saúde visual só terá a ganhar! Se tiver problemas nos olhos deverá ser acompanhado com alguma regularidade, para evitar a evolução dos mesmos.

Quando sentir quaisquer alterações ou problemas nos olhos, como coceira, vermelhidão, fotofobia (sensibilidade elevada à luz) ou visão turva, deverá ir ao oftalmologista.

Se sentir perda de visão, seja ela parcial ou gradual, dificuldade em ver ao longe ou ao perto, reconhecer cores e formas, isso significa que está na hora de marcar uma consulta!

As dores de cabeça frequentes também podem estar associadas à saúde ocular. Por isso, se esse é o seu caso, consulte um especialista!

Se é diabético ou hipertenso, também precisará de ser acompanhado com mais regularidade, dado que essas doenças podem levar ao aparecimento de lesões na retina.

Os problemas visuais mais comuns são os defeitos refrativos, ou seja, problemas relacionados com a focagem incorreta das imagens na retina. Grande parte destes pode ser corrigida através do uso de óculos ou lentes de contacto e, noutros casos, de cirurgia.

Ao informar o oftalmologista dos sintomas, esse especialista poderá ajudá-lo a tratar problemas nos olhos, para ter mais qualidade de vida. Um cuidado atento da sua saúde ocular poderá evitar problemas como a cegueira e a deficiência visual. Cuide dos seus olhos!