A sua vida e os seus olhos

4 formas como a visão pode melhorar a sua segurança rodoviária

Partilhar

Quer se desloque a pé, de bicicleta, de mota ou de scooter, a visão pode ajudá-lo a manter-se fora de perigo.

Qual o nível de perigo que apresentam estes tipos de mobilidade? Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a nível mundial, mais de metade das pessoas que morrem em acidentes de tráfego são peões, ciclistas e motociclistas.

África tem a percentagem mais elevada de mortes de peões e ciclistas, que representam 44% de todas as mortes na estrada. No Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental, as vítimas mortais de acidentes rodoviários são maioritariamente condutores de veículos motorizados de duas e três rodas, como motas e scooters.

Embora a culpa de muitos destes acidentes mortais seja de condutores de carros, camiões e autocarros, os peões, ciclistas e motociclistas devem estar atentos ao que os rodeia para melhorar a sua segurança pessoal.

Este conselho do oftalmologista britânico Stephen Davies aplica-se a ciclistas, mas também pode aplicar-se a peões e motociclistas:

“Acho que as pessoas têm o dever de ver o melhor possível, mesmo que não haja requisitos de visão para os ciclistas. Se não consegue ver bem, representa um risco para si e para toda a gente. Se precisa de óculos para conduzir, então também precisa de óculos para andar de bicicleta.”

Aqui ficam quatro formas de ajudar a garantir que a sua visão é uma ferramenta de segurança – tal como o cinto para os condutores e passageiros de um automóvel –, quer se desloque a pé, de bicicleta, de mota ou de scooter:

 

1. Marque exames oculares regulares

Os exames oculares regulares podem detetar uma série de problemas de visão, como doenças ou degradação da vista. Uma capacidade de visão reduzida pode ser um desafio quando anda a pé, de bicicleta, de mota ou de scooter.

Um estudo publicado no Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board sugere que os peões com uma visão 20/20, um termo que indica uma visão normal, podem caminhar pelo passeio e pela estrada com mais facilidade do que os peões com visão 20/100 ou 20/300, por exemplo.

Se tem uma visão 20/300, isso significa que tem de estar a cerca de 6 metros (20 pés) para ver o que uma pessoa com visão normal vê a cerca de 90 metros (300 pés).

Um exame ocular pode determinar se a sua visão passou de 20/20 para 20/100, por exemplo. Com base nos resultados dos testes de visão, um oftalmologista pode receitar uns óculos ou lentes de contacto novos ou atualizados.

Além disso, estes exames podem identificar doenças como cataratas, glaucoma e degeneração macular. As doenças oculares e as perturbações da visão podem prejudicar a vista de peões, ciclistas e motociclistas.

Os profissionais da visão recomendam, normalmente, fazer um exame ocular todos os anos ou de dois em dois anos, dependendo da idade, dos fatores de risco e de se já utiliza óculos ou lentes de contacto graduados.

 

2. Use óculos de sol

Quando está a descer uma rua a pé, a subir uma montanha de bicicleta ou a andar de mota numa autoestrada, o sol pode dificultar a sua visão. É por isso que investir nuns óculos de sol, com ou sem receita médica, é uma opção inteligente, apostando sobretudo no revestimento antirreflexos e na proteção ultravioleta (UV) a 100%.

Os óculos de sol bloqueiam a luz solar incómoda que pode prejudicar a sua visão, sobretudo se tiverem lentes polarizadas, que são as melhores para reduzir o encandeamento, melhorar a acuidade visual e reduzir o cansaço provocado pela luz do sol.

“Do ponto de vista do conforto, algumas pessoas são muito sensíveis à luz e à claridade”, diz a Dra. Kerry Beebe, optometrista no Minnesota, E.U.A., acerca dos óculos de sol. “Ao reduzir a luminosidade e a claridade, as pessoas veem melhor e sentem-se mais confortáveis.

Os óculos de sol também podem prevenir os danos provocados pela radiação UV. Os óculos de sol designados “UV 400” ou “proteção UV 100%” proporcionam a proteção máxima contra a radiação UV.

“Há, decididamente, um elemento de moda que as pessoas procuram nos óculos de sol, mas usar óculos de sol também tem benefícios para a saúde”, afirma o Dr. Elliot Levine, oftalmologista na Geórgia, E.U.A.

 

3. Limpe os seus óculos

Umas lentes sujas podem impedir a visão dos peões, ciclistas ou motociclistas. Aqui fica um guia passo a passo para limpar os seus óculos:

  • Lave e seque bem as mãos.
  • Enxague os óculos com água morna, sem muita pressão.
  • Aplique uma gota de detergente da louça sem loção em cada lente.
  • Espalhe delicadamente de ambos os lados das lentes e por toda a armação, durante uns segundos.
  • Passe bem por água ambos os lados das lentes e a armação.
  • Sacuda delicadamente os óculos para soltar a água.
  • Seque delicadamente as lentes e a armação com um pano ou toalha limpo e sem fiapos.

 

4. Utilize o equipamento adequado

Uns óculos não adequados podem afetar a sua visão quando anda a pé, de bicicleta, de mota ou de scooter.

Por exemplo, os ciclistas e os motociclistas com óculos, viseiras ou óculos de proteção sujos ou riscados podem ver reduzida a sua capacidade de detetar carros, peões, sinais de trânsito e obstáculos e perigos na estrada.

Não se esqueça de arranjar ou substituir óculos ou viseiras que ponham a sua visão em perigo.

As vantagens de proteger os seus olhos quando anda de bicicleta, de mota ou de scooter incluem evitar que insetos, detritos e o vento lhe entrem nos olhos.

 

Como a visão afeta a sua mobilidade

Siga as quatro dicas acima para que possa ver de forma nítida, quer esteja em estrada aberta ou em caminhos alternativos.

Afinal, uma boa visão é crucial para chegar ao seu destino são e salvo, independentemente do meio de transporte que utiliza.