A sua vida e os seus olhos 3 min. leitura

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO PARA UMA MELHOR SAÚDE VISUAL

Partilhar

Com 2020 a chegar ao fim e o começo de um novo ano a aproximar-se, é hora de pensar nas resoluções de ano novo. A sua saúde deve estar sempre no topo da lista de prioridades, e com 2021 a chegar, é importante criar novos hábitos que melhorem a sua saúde.

Quando presta atenção à sua saúde deve incluir a sua visão, que pode ser ignorada com facilidade. Diariamente escova os dentes, pensa na sua alimentação e no exercício físico, porque não dar a mesma importância aos seus olhos? Veja aqui algumas inspirações para as resoluções de ano novo para melhorar a sua saúde visual.

AGENDE UM EXAME OCULAR

A recomendação é que visite um profissional de saúde para um exame ocular de 2 em 2 anos. Dependendo do seu histórico familiar ou saúde pessoal, pode necessitar de um exame com maior frequência.

 

Familia Exame

Se não faz um exame ocular há algum tempo, ou não se lembra da última vez que fez um, defina como resolução de ano novo o agendamento do mesmo. Um exame ocular de rotina pode ajudá-lo a identificar alterações na sua visão e correções necessárias.

SIGA UMA DIETA SAUDÁVEL

Uma dieta saudável é popular nas resoluções de ano novo sendo que todos procuram ser mais saudáveis depois de um período de Natal cheio de doces. É importante ter uma dieta equilibrada, não só para a sua saúde no geral, mas também para uma boa saúde visual.

Os seus olhos necessitam de uma quantidade de vitaminas e minerais de forma a funcionarem corretamente. Em casos extremos, uma dieta fraca em nutrientes pode contribuir para uma perda de visão. Em particular, as vitaminas A, C e E, juntamente com ómega-3 podem ajudá-lo a manter os seus olhos saudáveis.

 

Comida Saudavel

Fumar e beber álcool em excesso pode também ter um impacto negativo na sua visão e pode aumentar o risco de ter doenças oculares como cataratas ou degeneração macular (relacionada com a idade). Considere deixar de fumar e cortar na quantidade de álcool e reveja os benefícios que tem na sua saúde.

SAIBA MAIS SOBRE AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS

Ter conhecimento de algumas doenças pode às vezes ser uma grande vantagem para se manter saudável. Guarde algum tempo de 2021 para saber mais sobre as doenças oculares mais comuns, incluindo sinais que pode estar mais atento, sintomas e causas. Isto pode ajudá-lo a identificar algumas alterações na sua visão; quanto mais cedo detetar uma condição ocular mais probabilidade tem de prevenir ou gerir de melhor forma a mesma.

Deve também estar atento ao histórico de saúde visual da sua família. Doenças como glaucoma podem ser hereditárias e por isso ter mais risco de as ter. Se notar alguma alteração na sua visão ou no aspeto dos seus olhos, visite um profissional de saúde visual para obter indicações e tratamentos profissionais.