O que afeta os olhos 5 min. leitura

Dores no pescoço e ombros

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A tensão no pescoço e nos ombros pode causar dor nos olhos, uma vez que a tensão muscular na parte de trás do pescoço pode pressionar nervos que estão associados aos olhos.

Quando pensa sobre o que causa dor ou fadiga nos seus olhos não considera que a tensão nos ombros ou pescoço podem ter impacto. Anatomicamente falando, os seus sentidos são controlados pelo cérebro e entregues pelo sistema nervoso através da coluna. Para os seus olhos é o nervo óptico que transmite sinais elétricos da retina para o cérebro. A tensão muscular nas costas, pescoço e ombros pode causar dores de cabeça ou problemas de visão, sendo que o fluxo de sangue é restrito aos seus olhos.

SINAIS QUE PODE NOTAR

•    Dor latejante em redor das têmporas
•    Visão turva ou dificuldade em focar
•    Enxaquecas
•    Náuseas ou vómitos

AS CAUSAS

Aqui estão alguns fatores que podem causar dor no pescoço ou nos ombros:

Equipamentos digitais – O uso de equipamentos digitais aumentou. Quando olha para um ecrã os seus olhos têm de trabalhar arduamente por causa do brilho do mesmo. O número de vezes que pestaneja os olhos pode diminuir para metade o que significa que está a semicerrar os olhos quando olha para o ecrã.

Postura – A sua postura é importante e pode ser afetada diariamente quando trabalha numa secretária ou através de atividades extenuantes. Alterações na sua postura podem afetar a tensão que coloca nos músculos das suas costas, que pode causar dores de cabeça, entre outras.

Visão não corrigida – condições oculares não diagnosticadas, como por exemplo hipermetropia ou presbiopia podem fazê-lo semicerrar os olhos e causar tensão nos mesmos quando tenta focar. A sua postura pode ser afetada quando se tenta mover mais perto ou mais longe dos objetos para ver melhor.

Se tem dores de pescoço e ombros frequentemente, recomendamos que consulte um profissional de saúde.

 

ecrãs digitais
COMO REDUZIR A DOR NO PESCOÇO E NOS OMBROS?

Aqui estão algumas sugestões que o podem ajudar:

•    Faça pausas regulares quando passa muito tempo em frente aos ecrãs. Movendo-se da sua secretária ou olhando para um objeto ao longe pode ajudar a reduzir a tensão nos seus olhos e permitir que alongue os músculos.
•    Assegure-se que o seu ecrã do computador está à distância de um braço.
•    Ter atenção e ajustar a sua postura quando se desleixa.

SABIA QUE?

A Essilor tem lentes especializadas para quem utiliza ecrãs com frequência. Saiba mais junto do seu profissional de saúde visual sobre lentes progressivas e unifocais especializadas que podem ajudá-lo a reduzir a fadiga visual e a síndrome da visão no computador.

 

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Como limitar o tempo passado em frente aos ecrãs?

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais. Adquirir uns óculos com proteção para computador pode ajudar a reduzir o impacto do tempo excessivo em frente a ecrãs nos seus olhos.

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Vista cansada

Demasiado tempo à frente de um ecrã pode desgastar os músculos ópticos; mas a visão cansada também pode ser consequência de problemas oculares já existentes.