O que afeta os olhos 3 min. leitura

Miopia depois dos 40: pode também desenvolver presbiopia?

Partilhar

Se tem miopia e mais de 40 anos, pode notar outras alterações na sua visão incluindo presbiopia. Descubra como pode gerir as duas com o tratamento certo.

Tem reparado que a sua visão piora quando tenta ler um livro ou um texto no telefone ou até começou a ter dificuldade em ler um menu de restaurante? Pode ser uma alteração natural conhecida como presbiopia e é muito comum quando começa a aproximar-se dos 40/50 anos de idade.

Se já tem miopia ou dificuldade de visão ao longe é provável que use óculos para o ajudar a ver objetos à distância com precisão. Sabemos que quando a sua visão ao perto começar também a ficar pior pode ser um pouco desanimador. Talvez sirva de consolo saber que a diminuição na capacidade de ver objetos ao perto afeta quase todos.

A miopia e a presbiopia são conhecidas como erros refrativos e podem ocorrer quando algo se altera na estrutura do olho. Se considera que está a experienciar ambas, não é o único a passar por isso.

Como é que a presbiopia se desenvolve?

A presbiopia, também conhecida com dificuldade em ver ao perto ou vista cansada, faz parte uma alteração fisiológica que ocorre com a idade. Pode também acontecer se já tiver miopia, porque a presbiopia é tipicamente causada pela perda de flexibilidade do cristalino, enquanto a miopia, na maioria dos casos, é causada pela forma (mais alongada) do olho.

Juntamente com a córnea, o cristalino é responsável pela refração da luz no olho e por focar na retina. O cristalino pode alterar a sua forma para conseguir focar objetos a diferentes distâncias. À medida que envelhece, pode experienciar uma perda desta capacidade do cristalino, também conhecido como miopia.

A presbiopia acontece quando o cristalino perde a sua flexibilidade devido ao enfraquecimento do músculo que o controla. Isto significa que o cristalino não tem capacidade de focar com tanta facilidade e começa a notar que os objetos ao perto tornam-se um pouco desfocados.

Posso ter miopia e presbiopia ao mesmo tempo?

A presbiopia pode afetar toda a gente, independentemente do seu erro refrativo, mas é resolvida de forma simples usando as lentes certas. Pode causar visão turva ou visão fraca em condições desfavoráveis, sendo um dos primeiros sintomas a necessidade de uma maior intensidade de luz para ler.

Afasta frequentemente os objetos para os conseguir ver? Sofre de dores de cabeça ou fadiga visual quando lê ou pratica outras atividades de visão ao perto? Estes podem ser sintomas de presbiopia. Infelizmente, é uma condição diferente da miopia e podem coexistir.

No entanto, se tem miopia e começa a desenvolver presbiopia, nem sempre se nota imediatamente. A miopia significa que a imagem dos objetos é formada em frente à retina, mas a presbiopia significa que a imagem é formada atrás da retina. Para ambas as situações o olho tenta compensar e pode sentir que a visão melhora temporariamente. Infelizmente, é um processo evolutivo e por isso irá precisar de óculos para manter uma visão precisa a todas as distâncias.

A melhor forma de ter a certeza passa por visitar um profissional de saúde visual. A presbiopia e a miopia podem ser facilmente identificadas num exame visual de rotina.

Como se trata a presbiopia?

Infelizmente, não há forma de prevenir a presbiopia. Mas existem algumas medidas que pode tomar para a gerir da melhor forma. Se já utiliza óculos para a miopia, o seu profissional de saúde visual pode aconselhá-lo a utilizar lentes progressivas. É uma solução muito comum se tem dificuldade em ver com precisão ao longe e ao perto, ou seja, com miopia e presbiopia.

Uma das maiores vantagens nas lentes progressivas é o facto de não terem uma linha a meio da lente a separar as diferentes zonas de visão, que muitas vezes as pessoas associam a algo antigo. Em vez disso, têm uma progressão gradual em toda a lente, em todos os campos de visão: ao perto, à distância ao alcance de um braço, intermédio e ao longe.

Quer tenha miopia e presbiopia ou apenas uma destas condições, é muito simples de tratar. Na Essilor, temos uma oferta variada de lentes inovadoras para corrigir, proteger e melhorar a sua visão. Lembre-se de visitar o seu profissional de saúde visual com regularidade se sentir que a sua visão sofreu uma alteração.

 

Pode interessar!