O que afeta os olhos 3 min. leitura

O uso de dispositivos digitais pode desenvolver miopia em crianças?

Partilhar

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

É compreensível que fique preocupado, pois as crianças passam cada vez mais tempo a jogar videojogos ou no computador. Da mesma forma que é cada vez mais frequente passar muitas horas ao computador para trabalhar. A miopia é uma anomalia visual comum que muitos podem atribuir à exagerada utilização de dispositivos digitais. Mas será uma afirmação verdadeira?

Qual a ligação entre dispositivos digitais e miopia?

Existem muitos debates sobre a ligação entre dispositivos digitais e algo conhecido como luz azul, e se isso tem algum impacto na saúde ocular. A luz azul vem principalmente do sol, mas também de alguma iluminação fluorescente e LED.

Alguns ecrãs digitais de computadores, smartphones e outros dispositivos podem emitir algumas quantidades de luz azul. É uma parte do espectro de luz visível que possui benefícios e riscos associados. Os seus olhos não têm capacidade para filtrar totalmente a luz azul, o que pode prejudicar a saúde ocular.

No entanto, o maior vínculo entre dispositivos digitais e miopia não vem dos ecrãs digitais, mas da distância, associada quase sempre à visão ao perto. Os seus filhos provavelmente passam muito tempo a observar objetos ao perto, como ler, usar um tablet ou estudar. É isso que tem um impacto maior na sua visão.

Os riscos do aumento da miopia em crianças

Há pesquisas que sugerem que, se as crianças passam muito tempo focadas em atividades de visão ao perto, há uma maior probabilidade de desenvolver miopia. Isso inclui tarefas como ler, ver televisão ou jogar num smartphone. O aumento do risco de miopia em crianças está frequentemente ligado ao estilo de vida urbano e sedentário que muitos de nós vivemos.

É útil incentivar os seus filhos a fazer intervalos regulares ao utilizar um dispositivo digital. Este hábito pode garantir que descansem os olhos e façam uma pausa na visão ao perto. Pode, por exemplo, propor jogos ao ar livre e a realização de outras atividades que não exijam um esforço visual excessivo. A maneira mais fácil de descansar os olhos é fazer algo que exija olhar para objetos distantes.

Nos adultos, o risco de aumentar a miopia é menor, pois a condição geralmente fica estabilizada durante o início da idade adulta. No entanto, poderá sentir, por vezes, algo conhecido como fadiga visual. Este é um estado temporário por observar os ecrãs por muito tempo consecutivo, resultando geralmente em olhos cansados ​​ou irritados. Qualquer tarefa de visão ao perto que exija esforço, pode causar fadiga visual que, por sua vez, desaparece quando fizer uma pausa.

Uma maneira simples e fácil de manter os seus olhos saudáveis e os dos seus filhos, e evitar problemas de visão, é seguir a regra 20-20-20. A cada 20 minutos, procure algo que fique a 20 “pés” (6 metros) de distância, durante 20 segundos. Ensine os seus filhos a fazer este exercício, estejam eles na escola ou em casa.

 

Pode interessar!

O que afeta os olhos 4 min. leitura

Miopia: o que é? — Dra. Carla Lança

A miopia é uma doença ocular comum que se manifesta em crianças e está classificada no grupo de erros de refração do olho. Carla Lança, Investigadora Essilor em Singapura, escreve sobre tudo o que precisa saber sobre esta patalogia.