O que afeta os olhos 6 min. leitura

OS RAIOS UV SÃO PERIGOSOS PARA OS SEUS OLHOS?

Partilhar

Provavelmente já ouviu falar muito sobre raios UV e o perigo que representam para a sua saúde, mas quanto é realmente sabe sobre eles? Aqui esclarecemos o que é a luz UV, o efeito que tem em si e como se pode proteger eficientemente da exposição a este tipo de radiação.

O QUE É A LUZ ULTRA VIOLETA?

A luz UV pode surgir de fontes de luz artificial ou natural, sendo a principal fonte de luz natural o sol. Este emite uma quantidade de comprimentos de onda conhecidos como espectro eletromagnético, que é composto por várias regiões, com algumas das mais comuns conhecidas como ondas de rádio, infravermelhos, luz visível, ultravioleta (UV) e raio-X.

No espectro eletromagnético, a radiação UV situa-se entre os raios UV e radiação visível, e pode ser subdividida em: UVA, UVB e UVC.

São os raios UVA que normalmente fazem com que fique bronzeado ao sol ou apanhe um escaldão se não tiver cuidado. Os raios UVA provocam para além do bronzeado, envelhecimento da pele e rugas, o impacto da radiação UV nos olhos pode depender da idade.

Os raios UVC podem ser os mais perigosos de todos, mas felizmente não conseguem atravessar a atmosfera. Os raios UVC emitidos em ambientes industriais podem também ser perigosos. A luz UV é também emitida através de algumas luzes artificiais, como os solários.

QUE EFEITO TEM A LUZ UV?

A luz UVB é conhecida por causar escaldões e pode aumentar o risco de ter cancro de pele. Um escaldão é um sinal que o ADN das células da sua pele foram danificadas pela radiação UV.

Se o dano no seu ADN aumenta com o tempo, pode levar ao cancro de pele. Algumas pessoas têm maior risco que outras, como por exemplo pessoas com pele e olhos claros. No entanto, ficar com um escaldão não significa que irá com certeza desenvolvê-lo, mas deve sempre ter cuidado.

A luz UV pode também ter um efeito prejudicial sobre os olhos, uma vez que, ao contrário da pele, as barreiras dos olhos a esta radiação é mínima, como mencionado anteriormente. A sobreexposição deste tipo pode levar a outros problemas de saúde. A exposição excessiva aos raios UV é uma das principais causas de problemas como as cataratas, fotoqueratite, pterígio e pinguécula).

 

Homem Oculos Sol

BENEFÍCIOS DA LUZ UV

Com moderação, a luz UV pode ter as características benéficas que precisa. Quando a sua pele é exposta à luz, o seu corpo produz vitamina D; algo que é necessário para ter ossos fortes. É importante notar que apenas precisa de passar um curto período de tempo ao sol para produzir a quantidade de vitamina D necessária. Também foi concluído que a terapia com luz UV pode ajudar a reduzir os sintomas da psoríase.

PROTEGER-SE DA LUZ UV

É importante lembrar que, independentemente onde esteja, deve considerar proteger-se da luz UV. Há várias formas simples para se proteger. Fique na sombra nas horas de maior calor. Quando possível, tome medidas extra colocando protetor solar, lentes com proteção contra os raios UV e chapéu.

ÓCULOS DE SOL

Os óculos de sol são muito importantes para proteger os seus olhos de possíveis danos causados pela luz UV. A tecnologia das lentes de sol Xperio oferecem uma boa proteção contra os raios UV e eliminam os brilhos fortes ou reflexos e eliminam o encandeamento e consequentemente melhoram a perceção e contraste).

TECNOLOGIA FOTOCROMÁTICA

Para as alturas em que está constantemente dentro e fora de casa considere as lentes Transitions, que se adaptam automaticamente às condições de luminosidade. A tecnologia de luz inteligente protege os seus olhos a 100% contra os raios UVA e UVB.

As lentes Transitions têm uma tecnologia de adaptação rápida, o que significa que a quantidade ótima de luz chega aos seus olhos, independentemente onde esteja, permitindo um conforto visual todo o dia. E estão disponíveis em 7 cores atrativas.

MELHORAMENTO DAS LENTES

Pode também melhorar as suas lentes com os tratamentos Crizal , para reduzir a sua exposição aos raios UV prejudiciais. Por isso da próxima vez que estiver ao sol, não se esqueça de proteger também os seus olhos.