O que afeta os olhos 2 min. leitura

Problemas na visão relacionados com a leitura

Partilhar

Quando ler é um desafio, a causa pode estar relacionada com a visão – por exemplo, baixa acuidade visual ou incapacidade de focar corretamente.

DIFICULDADE EM ACOMPANHAR A LEITURA?

Algumas pessoas têm problemas visuais que causam dificuldade em “acompanhar” a leitura, movendo os seus olhos ao longo da página ou do ecrã para seguir o texto. Existem alguns fatores que podem causar esta dificuldade na leitura:

FOCAR

Se o sistema visual de uma pessoa não estiver a 100%, a qualidade de visão pode ficar comprometida. Esta condição é também conhecida como disfunção acomodativa. Se assim for, a concentração necessária para focar ao perto pode ser desgastante, especialmente para as crianças. A dificuldade em acompanhar a leitura pode também ser causada por hipermetropia ou presbiopia, consoante a situação em questão, e se for esse o caso, o problema pode ser tratado com uma prescrição de lentes.

 

SINCRONIZAÇÃO E VISÃO BINOCULAR

Os músculos em redor dos olhos ajudam os mesmos a moverem-se em conjunto em movimentos sincronizados e a estarem corretamente alinhados. Se não estão devidamente coordenados a pessoa pode experienciar visão turva e ter dificuldade em seguir o texto durante a leitura. O “olho preguiçoso” (ambliopia e/ou estrabismo) pode causar problemas de sincronização dos movimentos oculares e ambas as condições afetam principalmente as crianças.

Mas as pessoas com estrabismo permanente, em que um olho está desviado constantemente, tendem a não ter dificuldades com a leitura, sendo que usam apenas o melhor olho para processar o texto.

VISÃO PERIFÉRICA

Algumas pessoas têm um campo de visão limitado e por isso podem não conseguir processar uma palavra, frase ou parágrafo inteiro. A utilização de lentes oftálmicas pode ajudar a expandir o campo de visão.

CONDIÇÕES RELACIONADAS COM A VISÃO

Para além dos problemas relacionados com o acompanhamento da leitura, a dificuldade em ler pode ser um sintoma de uma das seguintes condições relacionadas com a visão:

PRESBIOPIA

A capacidade em focar objetos ao perto, como em situações de leitura, tende a diminuir com a idade. Quando chega aos 40 anos pode notar que segura no telemóvel cada vez mais longe, colocando-o na sua visão intermédia porque os seus olhos têm dificuldade em focar objetos ao perto. Esta pode parecer uma solução simples, mas começar a utilizar lentes progressivas mais cedo pode ajudá-lo na adaptação.

 

ASTIGMATISMO

Sintomas como semicerrar os olhos e a fadiga ocular são provavelmente piores quando se concentra a ler. O astigmatismo é causado pelo facto da córnea ser mais curva em diferentes pontos da sua superfície, dificultando a entrada de luz na zona correta da retina. As pessoas com astigmatismo têm a visão turva, especialmente quando tentam distinguir certos detalhes que são fundamentais na leitura.

CATARATAS

As cataratas desenvolvem-se gradualmente e causam a opacidade do cristalino. Isto faz com que esta lente fique menos transparente o que pode causar dificuldades na leitura dada a falta de claridade.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

Um dos sintomas da DMRI é a visão desfocada, especialmente quando se lê. Linhas direitas podem parecer curvas, o que pode também causar problemas quando se tenta acompanhar o texto.