O que afeta os olhos 4 min. leitura

Quais as causas da Miopia?

Partilhar

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver. Ter dificuldade em ver objetos com precisão ao longe é um problema comum nas pessoas com menos de 40 anos. Na verdade, em média, 1 em cada 4 pessoas na Europa tem miopia.

Pode ficar surpreendido ao saber que a miopia se desenvolve normalmente durante a infância e geralmente estabiliza quando se é adulto. A miopia está a propagar-se mais nas crianças e nos adolescentes em todo o mundo e muitos sugerem que pode estar relacionado com fatores genéticos e ambientais. É importante que esteja ciente das causas, sendo que o pode ajudar a notar se o seu filho está em risco de desenvolver esta condição.

Como progenitor ou jovem adulto, pode notar alterações no comportamento dos mais jovens ou crianças que podem indicar que têm dificuldades na visão. Felizmente, corrigir a dificuldade da visão ao longe é simples através de lentes corretivas.

Ao dia de hoje, a causa exata da miopia não é conhecida. No entanto, há um conjunto de fatores que podem aumentar o risco de a desenvolver, pelo que pode ajudar ter noção de quais são esses fatores.

A genética tem alguma coisa a ver com as causas da miopia?

A miopia pode estar relacionada com um cristalino, córnea ou globo ocular deformado, que pode afetar a forma como a luz é refratada e como atinge a retina. Pode não ser considerada uma ameaça à sua saúde, mas torna mais difícil a visão de objetos à distância.

Se você ou o seu parceiro tem miopia, o seu filho pode ter um risco maior de a desenvolver. Estudos sugerem que a sua causa pode ser hereditária. Em algumas situações, entre outros marcadores genéticos, pode passar de uma geração para a outra. Até agora, cerca de 40 genes foram identificados com ligação a casos de miopia.

Por isso, se você ou a sua cara metade precisam de utilizar óculos para corrigir a miopia, considere ter mais atenção a qualquer alteração no comportamento ou visão do seu filho. Os sintomas podem incluir semicerrar os olhos, pestanejar com mais frequência, sentar-se muito próximo da televisão ou queixar-se de dores de cabeça.

Identificar a miopia precocemente pode ajudar a desacelerar a progressão da dificuldade de ver ao longe, por isso se notar alterações na visão do seu filho, faça uma marcação para visitar o seu profissional de saúde visual.

As escolhas no modo de vida podem afetar a probabilidade de ser míope?

Com tanta informação nas notícias sobre o que é bom e mau para a nossa saúde, parece quase impossível encontrar o que é verdade. No entanto, alguns estudos concluem que as escolhas no modo de vida e fatores ambientais podem ser uma causa para a miopia.

Passar tempo fora de casa

Têm havido debates sobre como passar pouco tempo fora de casa pode contribuir para o risco de desenvolver miopia. Lembra-se de brincar muito na rua quando era criança? O seu filho faz o mesmo ou prefere ficar em casa e jogar vídeojogos?

Passar tempo fora de casa quando se é criança pode reduzir a probabilidade de ter miopia e até desacelerar a progressão de uma dificuldade na visão ao longe já existente. No entanto, é também importante utilizar óculos de sol com proteção UV adequada aos seus olhos.

Utilização de ecrãs

Quando falamos de crianças, passar bastante tempo a focar objetos muito próximos pode aumentar o risco de vir a desenvolver miopia. O seu filho utiliza regularmente um tablet para jogar? É importante encorajar o seu filho a fazer esse tipo de atividades com moderação. Por exemplo, encoraje os seus filhos a ler ou jogar computador, mas garanta também que passam tempo fora de casa e longe de atividades que requerem foco em objetos próximos.

Diagnosticar a miopia

É muito simples diagnosticar a miopia e as soluções mais modernas disponíveis tornam ainda mais fácil a sua deteção. O seu profissional da saúde da visão pode diagnosticar a miopia através do habitual exame ocular.

Na Essilor, compreendemos que os modos de vida mais modernos são exigentes e têm um ritmo muito rápido. Mas sabemos também que os óculos das crianças precisam de ser resistentes para lidar com algumas quedas e movimentos bruscos.

As nossas soluções de lentes foram desenvolvidas com isso em mente: ir ao encontro das necessidades oculares da sua família através de um desempenho de visão melhorado e uma ótima proteção da saúde visual de cada um.

 

Pode interessar!

O que afeta os olhos 4 min. leitura

Como limitar o tempo passado em frente aos ecrãs?

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais. Adquirir uns óculos com proteção para computador pode ajudar a reduzir o impacto do tempo excessivo em frente a ecrãs nos seus olhos.