Tipos de lentes e óculos

Os melhores óculos para conduzir de noite

Partilhar

Quais são os melhores óculos para conduzir de noite e no crepúsculo? De acordo com os mais recentes estudos, a resposta não são os óculos para conduzir de noite, mas algumas lentes e revestimentos podem ajudá-lo a ver melhor na estrada quando anoitece.

1 - Porque é que uma boa visão é importante para a segurança rodoviária de noite

Apenas um quarto do tempo que conduzimos diariamente é feito de noite, no entanto, metade das mortes na estrada nos Estados Unidos ocorre depois de anoitecer. Portanto, conduzir de noite pode ser muito perigoso para a sua saúde.

“Somos criaturas diurnas”, afirma o Dr. J. Michael Roach. oftalmologista na Geórgia, nos Estados Unidos. “Até à invenção da lâmpada, as pessoas normalmente deitavam-se quando anoitecia, portanto os nossos olhos não foram concebidos para funcionar bem de noite.”

Se tem dificuldade em conduzir de noite, consulte o seu oftalmologista. Talvez precise de mudar de graduação, o que poderia ajudá-lo a evitar os perigos de conduzir de noite e durante o crepúsculo, bem como outros riscos noturnos.

Segundo o Vision Eye Institute da Austrália, muitos condutores que têm dificuldade em ver com nitidez de noite ou cujos olhos ficam irritados com a luz dos semáforos ou dos carros que circulam em sentido contrário sofrem de astigmatismo, uma curvatura do olho que distorce a luz.

Outros problemas visuais que podem afetar a sua visão noturna incluem o síndrome de olhos secos (quantidade insuficiente de lágrimas ou falta de lágrimas de alta qualidade para lubrificar os olhos), cataratas (que turvam a lente natural do olho) e glaucoma (que danifica o nervo ótico do olho, provocando a perda da visão periférica).

 

2 - O problema dos chamados óculos para conduzir de noite

Estão disponíveis imensos óculos para conduzir de noite não graduados, equipados com lentes amarelas. Supostamente, ajudam a ver melhor quando conduz de noite, mas no entanto, os especialistas duvidam que funcionem.

Um estudo levado a cabo no Schepens Eye Research Institute, em Massachusetts, e publicado em 2019, demonstrou a inexistência de vantagens comprovadas na utilização de óculos para conduzir de noite, segundo a All About Vision. Na verdade, os investigadores indicaram que estes óculos podem reduzir a visibilidade da estrada à noite.

Usar uns óculos com lentes de cor quando conduz de noite é o equivalente a usar óculos de sol, explicava o investigador principal do estudo, Alex Hwang, do Massachusetts Eye and Ear, e pode até tornar mais difícil ver a estrada e os potenciais perigos.

Se tem dificuldade em ver quando conduz de noite, peça ao seu oftalmologista que lhe recomende produtos e soluções que possam ajudar.

 

3. Como as lentes graduadas e os revestimentos de lentes podem melhorar a condução noturna

Usar óculos graduados com lentes com revestimento antirreflexo pode ajudar a aumentar o contraste, a diminuir a sensibilidade à luz e a melhorar a perceção da profundidade, segundo o instituto australiano.

Para uma pessoa com astigmatismo, miopia ou hipermetropia, uns óculos com lentes antirreflexo eliminam os reflexos que distraem e permitem que praticamente 100% da luz disponível entre nos seus olhos, melhorando o foco e tornando mais fácil ver quando conduz de noite.

Outra opção são as lentes progressivas. Se tem dificuldade em ver com nitidez o painel de instrumentos ou o GPS devido à presbiopia e se lhe custa ver os sinais de trânsito à distância, estas lentes podem ajudar. As lentes progressivas permitem ver bem ao perto, ao longe e a distâncias intermédias ao combinar as graduações, melhorando a visão para a condução noturna, para dar passeios depois de anoitecer e outras atividades.

 

7 coisas que pode fazer para melhorar a sua segurança quando conduz de noite

Para além de comprar umas lentes antirreflexo e/ou progressivas, há outras formas de melhorar a sua visão noturna, como:

  1. Limpar os óculos. É uma solução simples, sobretudo se não se aperceber de que umas lentes sujas podem dificultar a visão noturna e até diurna.
  2. Limpar o para-brisas. Eliminar a sujidade, as manchas e os riscos do interior e do exterior do para-brisas do seu veículo ajudará a reduzir o encandeamento e a aumentar a visibilidade.
  3. Piscar mais os olhos. Concentrar-se na estrada pode diminuir o número de vezes que pisca os olhos, o que pode provocar ou agravar os olhos secos. Isto é particularmente importante se utilizar lentes de contacto.
  4. Manter os olhos lubrificados. Antes de se sentar ao volante, aplique gotas nos olhos, se sofrer de síndrome de olhos secos ou se usar lentes de contacto.
  5. Atualize a sua receita. Quer use óculos ou lentes de contacto, a sua receita deve estar atualizada. Se nota que a sua visão piorou desde o seu último exame ocular, isso pode estar a afetar a sua capacidade para ver de noite.
  6. Verificar os seus medicamentos. Alguns medicamentos com e sem receita médica podem provocar olhos secos e outros problemas temporários de visão noturna.
  7. Analise a sua dieta. O défice de alguns nutrientes pode dificultar a sua visão noturna. A vitamina A – presente em diversos legumes e frutas, bem como no leite e nos ovos – é um dos nutrientes que pode promover a saúde ocular.

Mas então, os óculos de visão noturna funcionam? Os estudos mais recentes dizem que não, mas as lentes progressivas, de alta definição e antirreflexo podem ajudá-lo a ver melhor quando conduz, seja de dia ou de noite.

Para além dos óculos, há algumas coisas que pode fazer para melhorar a sua visão noturna. Comece por limpar os seus óculos e o para-brisas para desfrutar de uma condução mais segura, de dia ou de noite.