Tipos de lentes e óculos

Uns óculos de sol graduados podem melhorar a condução durante os meses de verão

Partilhar

O verão traz o sol, as férias e as atividades ao ar livre próprias do tempo quente. Mas antes de tirar a capota do seu descapotável, é importante relembrar que os dias de mais sol exigem maior proteção, em prol da saúde dos seus olhos e da sua pele, já para não falar da proteção da visão durante as viagens de carro no verão.

Se precisa de correção da visão, uns óculos de sol graduados podem ser a opção ideal para si. Uns óculos de sol graduados não só oferecem uma proteção contra os raios nocivos do sol, como também proporcionam correção para problemas oculares como a miopia (ver mal ao longe), hipermetropia (ver mal ao perto), astigmatismo e presbiopia (vista cansada relacionada com a idade).

Uns óculos de sol graduados também são práticos, pois não tem de se preocupar em colocar as lentes escuras sobre os seus óculos normais ou em usar lentes de contacto nos dias de sol, para que possa pôr os seus óculos de sol normais quando está no exterior.

Aqui ficam outros motivos pelos quais usar óculos de sol graduados pode proporcionar uma condução mais segura e confortável no verão:

Aumentam a proteção contra os raios UV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 16 milhões de pessoas em todo o mundo são cegas como resultado das cataratas e que 20% desses casos podem ter sido provocados pela exposição à radiação ultravioleta (UV).

A luz do sol aumenta a necessidade de proteção UV, sobretudo num ambiente como um carro, que basicamente nos expõe ao sol de quase todos os ângulos durante o dia.

As viseiras e vidros fumados podem não ser suficientes para o proteger do sol, portanto como pode proteger os seus olhos dos raios UV de forma eficaz quando conduz? Uma das melhores maneiras de o fazer é usando óculos de sol e, se precisar de corrigir a visão, uns óculos de sol graduados são uma excelente solução.

Com lentes de correção à medida e proteção UV 100%, os óculos de sol graduados permitem-lhe ver com nitidez e conforto, tudo isso ao mesmo tempo que protegem os seus olhos dos raios UV prejudiciais. E com inúmeras opções de armação, também podem contribuir para um visual fantástico.

Evitam as distrações

Hoje em dia, uma das grandes ameaças na estrada são os condutores que se distraem. A Administração Nacional de Segurança nas Autoestradas estima que 9% dos acidentes de carro mortais em 2017 nos Estados Unidos se deveu à distração.

Dos 1456 acidentes mortais ocorridos em 2018 na Inglaterra, 383 envolveram condutores distraídos, de acordo com a Brake in The UK.

As distrações ao volante incluem atividades visuais, cognitivas e manuais. Comer e beber, ouvir música e falar com os passageiros ou ao telemóvel são alguns exemplos. Tirar os óculos normais e pôr os de sol quando se está em movimento também pode ser uma distração perigosa.

Procurar os óculos de sol ou tentar pôr as lentes escuras sobre os óculos de ver enquanto está a conduzir pode não demorar muito tempo, mas tirar os olhos da estrada mesmo que durante uns segundos pode ter consequências fatais.

Trocar os óculos de ver pelos óculos de sol graduados antes de se fazer à estrada vai ajudar a sua visão, proteger os seus olhos da luz solar forte e eliminar a necessidade de tirar os olhos da estrada à procura das lentes escuras.

Aliviam os olhos secos

Algumas pessoas sofrem de olhos secos devido a alergias e a outras mudanças sazonais, incluindo o aumento da temperatura exterior. Em alguns casos, o desconforto é tanto que os utilizadores de lentes de contacto decidem usar óculos de forma temporária.

As lentes dos óculos de ver não proporcionam a mesma proteção UV que os óculos de sol e as lentes translúcidas não bloqueiam a luz em geral, o que pode dificultar a condução.

Uns óculos de sol graduados são uma excelente solução para quem desistiu das lentes de contacto e tem dificuldade em lidar com o sol com os óculos de ver – e são especialmente indicados para quem conduz.

Óculos de sol graduados como precaução

No verão, há mais carros nas autoestradas de todo o mundo, devido às viagens de férias e a eventos especiais.

Nos E.U.A., houve um maior registo de acidentes mortais durante o fim de semana do “Memorial Day”, o primeiro feriado do verão. O Conselho Nacional de Segurança (NSC) regista todos os anos mais de 300 acidentes rodoviários mortais no fim de semana do Memorial Day, desde 1995.

Na Europa, a maioria dos acidentes mortais verifica-se nos meses de julho e agosto, devido a um aumento das viagens de lazer. A percentagem de acidentes que tem lugar durante o dia também é mais elevada do que os que ocorrem de noite.

Estes dados são importantes para quem conduz no verão, sobretudo para os condutores que precisam de lentes de correção. Os óculos de sol graduados corrigem a visão, protegem os olhos dos raios UV prejudiciais e melhoram a acuidade visual para uma condução segura. Por isso, os óculos de sol graduados são um acessório fundamental para qualquer condutor.

Uma vez que bloqueiam os raios UV, corrigem a visão e proporcionam alívio face à luz forte do verão, os óculos de sol graduados são um acessório fundamental para qualquer condutor.

Lembre-se: não pode controlar os outros condutores, mas pode controlar os seus hábitos de condução, sobretudo os que estão relacionados com a visão.