Como saber se precisa de óculos, como utilizador da estrada?
Pisca ou força os olhos para conseguir ver quando está ao volante ou a andar de mota? Talvez precise de óculos para ver com nitidez o que se passa à sua frente.
Uma visão desfocada e pouco nítida é um sintoma dos quatro problemas oculares mais comuns e que se podem facilmente resolver com óculos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Não lhe acontece só a si, pode ter a certeza. Até um em cada cinco condutores, o que corresponde a milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, não conseguem ver bem a estrada devido a problemas de visão não corrigidos.
Aqui fica uma análise mais detalhada sobre como alguns destes problemas comuns podem afetar a sua segurança rodoviária:
MIOPIA: Vê os sinais de trânsito ao longe desfocados. Porque é que é um problema? Se não conseguir ler as indicações de saída até estar muito próximo dela, vai ter de virar de forma brusca (o que é um risco para si e para os outros veículos) ou sair na seguinte saída e voltar para trás.
HIPERMETROPIA: Está a ficar sem combustível? Está a conduzir demasiado rápido? Pode ser difícil ler essas indicações no painel de instrumentos. Neste caso, as consequências ligadas à segurança rodoviária são óbvias: pode ficar parado na berma ou ser multado por excesso de velocidade.
Com astigmatismo, os objetos ao longe e ao perto podem ficar desfocados.
Com presbiopia, frequentemente chamada dificuldade em ver ao perto relacionada com a idade, a partir dos 40 anos, vai começar a ter dificuldade em focar o painel de instrumentos e outros objetos a curta distância.
A solução para cada um destes problemas é usar óculos. Peça ao seu oftalmologista para lhe fazer um exame ocular e lhe receitar uns óculos.
Compre os óculos de que necessita para ver com nitidez através do para-brisas (para sair com segurança da autoestrada) e para desvendar os números dos indicadores do painel de instrumentos (para não ser surpreendido pelo som de uma sirene da polícia atrás de si).
Como é que a visão tem impacto na mobilidade?
Uma visão nítida é fundamental para uma condução segura ou para andar de bicicleta em segurança. Mesmo um pequeno problema de visão – ou uma distração – pode reduzir o seu tempo de reação, quando todas as frações de segundo contam para evitar um acidente.
Como é que a sua visão influencia a mobilidade e a segurança na estrada, na ciclovia ou no passeio? Vamos dar-lhe alguns exemplos:
1. LUMINOSIDADE OFUSCANTE: Quer esteja a ir de bicicleta para o trabalho ou a conduzir no pôr do sol, a luz do sol ofuscante pode fazer com que seja difícil ver com nitidez. Os óculos de sol com 100% de proteção ultravioleta (UV) (também designada UV 400) podem ajudar.
2. VISÃO DESFOCADA: Vê os sinais de trânsito desfocados, à distância? Os problemas de visão não corrigidos (como a miopia) fazem com que seja difícil para os condutores ler as indicações de saída da autoestrada e, para os peões e desportistas, ler os sinais nas passadeiras.
3. PAINEL DE INSTRUMENTOS DIFUSO: Se sofre de hipermetropia (vê mal ao perto) ou de presbiopia, pode ter dificuldade em focar os botões e medidores do painel de instrumentos do carro, alguns dos quais exigem um controlo frequente.
4. REAÇÕES RETARDADAS: Crianças que correm para a estrada. Outros carros que se desviam para a sua faixa. Vidros na ciclovia que fazem com que tenha de guinar para a direita ou para a esquerda. Ver com nitidez e reagir rapidamente pode evitar acidentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 80% dos problemas de visão podem ser prevenidos, corrigidos ou tratados. Fale com o seu oftalmologista sobre como pode manter a sua visão apurada para conduzir, andar de bicicleta ou caminhar de forma mais segura e confortável.
Devo usar óculos de sol quando ando de bicicleta ou conduzo um carro ou uma mota?
Sim! Usar óculos de sol num dia ensolarado é uma excelente forma de aumentar a segurança e o conforto enquanto conduz ou anda de bicicleta ou de mota.
Os óculos de sol proporcionam 100% de proteção contra os raios ultravioleta (UV) e reduzem consideravelmente a luz do sol, eliminando essa distração quando está na estrada ou na ciclovia.
Os óculos de sol – graduados ou não – protegem os seus olhos do sol. Se já usa óculos, os óculos de sol graduados são a melhor opção. Se tem uma visão perfeita ou usa lentes de contacto, usar uns óculos de sol normais quando está no exterior é uma boa ideia.
Também há óculos de sol para todos os tipos de desporto e atividades. Os ciclistas profissionais têm óculos de sol que lhes permitem trocar as lentes para várias condições meteorológicas. Os óculos de sol polarizados podem ajudar os condutores a reduzir o encandeamento ofuscante.
Em longos percursos de carro, mota ou bicicleta, procurar os óculos de sol pode significar que desvia os olhos do que se encontra à sua frente por um momento, o que pode ser perigoso. É por isso que as lentes fotocromáticas são outra opção para proteger os seus olhos.
Os óculos de sol fotocromáticos (como as lentes de transição) são como três óculos em apenas uns: as lentes são translúcidas no interior, escurecem no exterior com a luz solar e oferecem proteção contra os raios solares, no exterior, e contra a luz azul, no interior.
Seja qual for a forma como decide proteger os seus olhos, estará a conduzir em segurança, seja ao nascer, ao pôr do sol ou durante o dia.
De que forma beber álcool afeta a sua visão como condutor?
Há um motivo pelo qual se conduzir, nunca deve beber: o álcool pode afetar significativamente a sua capacidade de ver com nitidez, pensar com rapidez e reagir adequadamente. Isto significa que conduzir sob o efeito do álcool faz de si um perigo para si próprio e para todas as outras pessoas na estrada.
Há pequenos músculos nos olhos que trabalham constantemente para focar a nossa visão. O álcool afeta a coordenação dos músculos e esses músculos dos olhos não são exceção. Quanto mais álcool consumir, mais o foco visual fica afetado e vai experimentar uma visão cada vez mais turva e também visão dupla, o que é especialmente perigoso quando está a conduzir um veículo.
O álcool também pode tornar os olhos mais secos, reduzir a visão periférica (provocando a visão de túnel) e diminuir a capacidade de diferenciar diferentes níveis de contraste.
Conduzir começa com a visão e debilitar este sentido tem um efeito dominó noutras partes do corpo. Uma vez que o desempenho cognitivo e o bom senso também são prejudicados com o aumento do consumo de álcool, estes efeitos visuais podem ser perigosamente subestimados.
É seguro conduzir depois de certa idade?
O Observatório Europeu da Segurança Rodoviária (OESR) afirma que as noções preconcebidas acerca de os condutores mais velhos representarem um risco para a segurança não são necessariamente verdadeiras e que a segurança de um condutor “depende da condição física e mental do indivíduo”.
O envelhecimento da visão é apontado pelo OESR como um dos principais fatores que torna os condutores mais velhos mais vulneráveis.
O OESR determinou que “os condutores mais velhos têm mais probabilidade de se lesionarem do que de porem os outros em risco”, sobretudo devido à vulnerabilidade física provocada pela idade. O Observatório concluiu que os condutores com mais de 75 anos duplicam a taxa de lesões e quintuplicam a taxa de mortes do condutor médio. Estas taxas são sensivelmente 3 a 7 vezes mais elevadas do que a faixa etária anterior: condutores entre os 65 e os 74 anos.
Para além dos erros refratários, como a presbiopia, que são fáceis de tratar, as cataratas não tratadas são um risco acrescido para a condução. Os condutores com cataratas têm 2,5 vezes mais probabilidade de já terem estado envolvidos num acidente e demoram mais 0,35 segundos a reagir na estrada. A 130 km/h, esta fração de segundo aumenta em 12 metros a distância de paragem.
Manter uma graduação atualizada e obter ajuda para os problemas visuais que têm tratamento garante uma viagem mais segura, para os condutores mais velhos e para qualquer pessoa com a qual se cruzem na estrada.
Existem óculos adequados para conduzir que corrijam tanto a visão ao perto como ao longe?
Sim. As lentes progressivas corrigem a visão ao perto, ao longe e a distância intermédia. A secção intermédia cobre tudo o que se encontra entre as distâncias focais curtas e longas.
Nas lentes progressivas, a visão ao perto e intermédia ocorre na parte inferior, enquanto a visão ao longe tem lugar na parte superior. Isto adapta-se especialmente bem à condução, uma vez que o painel de instrumentos se encontra à sua frente, na parte inferior do seu campo de visão, enquanto a estrada fica, naturalmente, ao nível da parte superior da lente.
As lentes progressivas têm uma transição fluida, dando a sensação de uma lente única e ininterrupta e proporcionando uma aparência mais jovem. E pode evitar o desagradável “salto” de imagem que tem com as lentes bifocais e trifocais, o que acontece quando desloca os olhos entre as linhas rígidas das zonas focais.
Embora possa demorar algum tempo a habituar-se a ver através de diferentes ampliações numa única lente, as vantagens de ter uns óculos que satisfaçam todas as suas necessidades de distância visual vão superar amplamente o pequeno inconveniente do período de adaptação.
Qual o tipo de óculos que não deve usar durante a condução?
Há cinco categorias de óculos de sol (níveis 0-5) e cada uma permite entrar uma quantidade de luz diferente. Os óculos de nível 0 bloqueiam pouca ou nenhuma luz, enquanto as categorias 1 a 3 bloqueiam quantidades crescentes. A maior parte dos óculos de sol pertence à categoria 2 ou 3, sendo qualquer uma delas segura para conduzir durante o dia.
Os óculos de sol de categoria 4 permitem passar menos de 10% da luz e não devem ser utilizados para conduzir. Em alguns países, usar óculos de sol de categoria 4 pode ser objeto de multa. Regra geral, se os seus óculos são tão escuros que não é possível ver através deles, não os use para conduzir.
Os óculos que escurecem automaticamente com os raios solares UV chamam-se fotocromáticos ou lentes de transição. São uma excelente opção para combinar óculos e óculos de sol num único par, mas podem nem sempre ser a melhor opção para conduzir durante o dia.
Como a maior parte dos para-brisas bloqueia os raios UV, muitas vezes as lentes fotocromáticas normais não escurecem no carro. Portanto, se quer utilizar estas lentes para conduzir, certifique-se de que compra umas especificamente concebidas para usar no carro. Desta forma, vão certamente reduzir a luminosidade e proporcionar um alívio aos seus olhos.
Os óculos e óculos de sol concebidos para a condução são realmente úteis?
Sim, os óculos especialmente concebidos para a condução diurna têm frequentemente um revestimento antirreflexo (AR) que reduz a bruma e a luminosidade durante o dia. Têm a capacidade de diminuir a quantidade de “efeito fantasma” provocado pelos reflexos na superfície das próprias lentes dos óculos.
Embora a maior parte de lentes antirreflexo não inclua proteção UV – é necessária uma tinta ou revestimento especial para esse fim – a maior parte dos para-brisas foi concebida para bloquear a radiação UV. No entanto, isto não substitui a necessidade de usar óculos de sol, porque mesmo com a proteção UV do para-brisas, pode sentir desconforto provocado pela luz solar intensa, quando conduz de dia.
Óculos de sol para conduzir
Se optar por usar óculos de sol durante a condução (com ou sem graduação), escolha umas lentes polarizadas para reduzir o encandeamento e ver os objetos de forma mais nítida nos dias de sol. As lentes polarizadas bloqueiam a forma específica de luz responsável pelo encandeamento solar, o que significa que pode desfrutar de uma experiência de condução mais segura e com menos distrações durante o dia.
As lentes polarizadas também podem melhorar o tempo de reação em até 0,3 segundos durante a condução. Uma melhoria de 0,3 segundos no tempo de reação quando viaja a 130 km/h reduz em 11 metros a distância de paragem do veículo.
Em determinadas circunstâncias, esse tempo e essa distância de paragem podem ser suficientes para evitar um acidente.
A partir de que graduação precisa de óculos para conduzir um carro ou uma mota?
Embora não haja leis específicas acerca da graduação para conduzir carros ou motas, cada país tem requisitos gerais.
No Reino Unido, por exemplo, tem de conseguir ver o número de uma matrícula a 20 metros de distância – aproximadamente à distância de cinco carros – durante o dia, com ou sem óculos (ou outro tipo de correção).
Num teste ocular, é exigida uma acuidade visual de 0,5 (6/12) em ambos os olhos, o que significa que deve conseguir ler a 6 metros de distância o que uma pessoa com visão “normal” consegue ler a 12 metros. Isto corresponde, aproximadamente, uma visão 20/40, dois “passos” abaixo da visão 20/20 (6/6, no Reino Unido).
Na graduação de uma pessoa com miopia, a visão 20/40 é representada por uma dioptria de -0,75. As dioptrias aparecem normalmente na receita da sua graduação na secção “Esférico”.
As pessoas míopes com dioptrias de 0,00, -0,25 ou -0,50 têm pelo menos uma visão 20/30 e não são obrigadas por lei a usar óculos. Embora não seja obrigatório por lei ter uma visão 20/20, esta proporciona sempre a maior segurança rodoviária.
Outras partes da sua receita podem ser mais difíceis de decifrar, como por exemplo a receita de uma pessoa com astigmatismo. Além disso, os requisitos de teste para as pessoas com hipermetropia (ver mal ao perto) ou presbiopia podem variar.
Um oftalmologista ou um oculista podem analisar se a sua visão cumpre os requisitos legais para conduzir no seu país.
Porque é que não consigo ver as placas informativas ao longe?
Se tem dificuldade em ver objetos à distância, não se sinta sozinho. Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 2 mil milhões de pessoas sofrem de miopia, ou seja, dificuldade em ver ao longe.
As pessoas míopes podem ver objetos ao perto com mais nitidez, enquanto os objetos distantes ficam difusos e desfocados.
O astigmatismo, um problema comum que envolve a curvatura do olho, também pode provocar dificuldade em focar os sinais de trânsito e outras placas informativas. O resultado é, com frequência, uma visão diferente em cada olho e pode ocorrer a par da miopia.
Felizmente, a miopia e o astigmatismo são quase sempre fáceis de tratar. Um exame ocular rápido feito pelo oftalmologista e uns óculos graduados ou lentes de contacto deveriam devolver-lhe uma visão nítida.
Tratar os problemas oculares comuns é uma forma fácil de aumentar a sua segurança rodoviária: Os condutores com uma visão debilitada podem demorar mais 3 segundos a identificar completamente um sinal de trânsito a uma velocidade de 50 km/h.