Vida e olhos 5 min. leitura

COMO ESCOLHER AS MELHORES LENTES UNIFOCAIS

Partilhar

Quando estiver a escolher as melhores lentes unifocais para si, existem vários fatores a considerar. Possivelmente, o mais importante, é o seu estilo de vida e a razão pela qual necessita de correção.

As lentes unifocais foram desenvolvidas para ajudar a corrigir apenas uma zona de visão, corrigindo a dificuldade em ver ao longe, sendo a miopia a mais comum ou ao perto. São erros refrativos muito conhecidos. Estes referem-se a um problema com a capacidade de focar a luz no sítio correto da retina, que normalmente resulta em visão desfocada.

Condições Visuais

A miopia, também conhecida como dificuldade em ver ao longe, é uma condição visual que surge normalmente na idade escolar e evolui progressivamente até à idade adulta. A miopia atinge mais de 20% da população mundial. Os sinais e sintomas da miopia incluem semicerrar os olhos, fadiga visual, dores de cabeça e aproximar-se de objetos para ver com maior precisão. Existem alguns estudos que sugerem que a genética pode ter algum papel na miopia, uma criança tem maior probabilidade de desenvolver esta condição se algum dos pais também tiver. É normalmente diagnosticado num exame ocular normal.

Na hipermetropia podemos afirmar que os olhos estão em permanente esforço para ver com nitidez, o que resulta em sinais e sintomas como, fadiga visual olho vermelho e dores de cabeça. Estes sintomas são mais intensos em visão de perto, o que significa que vê os objetos perto de si desfocados. Os adultos podem desenvolver hipermetropia com a idade, mas normalmente a dificuldade em ver ao perto consequente da idade é definida como presbiopia.

Se notar alguma alteração na sua visão, pode significar que desenvolveu alguma destas condições. Olhando de forma positiva, ambas as condições têm uma solução fácil usando lentes corretivas apropriadas.

 

Teste Ocular

Porque é importante ter as lentes corretas?

Se considera que necessita de utilizar lentes oftálmicas, é importante que visite um profissional de saúde visual e garanta que tem uma prescrição de lentes para as suas necessidades visuais. Um profissional da saúde visual pode avaliar a sua saúde visual, mas também identifica as suas necessidades físicas tendo em conta o seu estilo de vida de forma a prescrever o melhor tipo de lentes para si.

As lentes unifocais existem há séculos, mas o seu design teve muitas alterações até hoje. O mesmo pode ser dito sobre o nosso estilo de vida. Vivemos numa era digital com estilos de vida “on-the-go” que exigem resultados rápidos com produtos que são fáceis de utilizar e que se adaptam a nós.

Quando estiver a escolher as melhores lentes unifocais para si, existem vários fatores a considerar. Possivelmente o mais importante é o seu estilo de vida e a razão pela qual necessita de correção. Por exemplo, passa o dia todo à frente de um computador? Conduz frequentemente ou durante longos períodos de tempo?

Perceber os benefícios das lentes unifocais

Se precisa de lentes unifocais, deve notar uma alteração na sua visão não conseguindo ver com tanta precisão como antes. No entanto, existem outros fatores relacionados com o estilo de vida que deve estar atento.

A fadiga visual pode ser um problema. É quando os seus olhos ficam cansados no final do dia. Pode também notar olhos secos ou que fazem comichão. Isto ocorre se os seus olhos estão em grande esforço durante o dia.

Da mesma forma, a luz nociva tem vindo a ser um fator de valor para as pessoas que procuram lentes unifocais. No entanto, a luz nociva é um problema não só para portadores de unifocais, mas para todos nós. O perigo potencial da luz azul nociva na nossa visão é um grande tema de debate. São as luzes UV e azul-violeta que causam os maiores danos na visão. Estes dois tipos de luz vêm do sol, sendo que a luz azul-violeta pode também vir dos LEDs (dispositivos digitais).

Por outras palavras, a escolha de lentes unifocais não é só baseada em ver com precisão. É também importante que as precauções corretas são tidas em consideração para proteger os seus olhos.

Lentes Eyezen da Essilor

As lentes Eyezen da Essilor oferecem uma tecnologia avançada que permite um maior conforto e acuidade visual. Foram desenvolvidas para reduzir e prevenir a fadiga visual para os seus olhos não terem de se esforçar tanto durante o dia.

 

Rapaz Smartphone

O design ótico ou a superfície ótica evoluíram para corresponder às exigências digitais do nosso estilo de vida, mas a maior parte das lentes unifocais não foram desenvolvidas tendo isto em consideração. Assim sendo, a maior parte das lentes unifocais são otimizadas apenas para visão ao longe, independentemente de olhar com frequência para ecrãs.

Adicionalmente, as lentes Eyezen incluem a tecnologia Eye Protect System na matéria da lente. Algo que o protege da luz prejudicial como os UV e a luz azul-violeta, que podem ser tóxicos para os seus olhos. Sabia que a luz UV é uma das maiores causadoras das cataratas?*

Por isso, na próxima visita ao seu profissional de saúde visual, questione sobre as lentes Eyezen da Essilor para corrigir a sua visão e desfrute de uma experiência perfeita com marca #1 fornecedora de lentes no mundo.

* (1) McCarty CA, Taylor HR. A review of the epidemiologic evidence. linking ultraviolet radiation and cataracts. Dev Ophthalmol. 2002; 35:21-31.

 

 

Pode interessar!

Vida e olhos 10 min. leitura

Conduzir à noite com segurança com lentes Essilor

Ser capaz de ver claramente enquanto conduzes é, provavelmente, a prioridade número 1 quando estás na estrada. Deve ser uma preocupação ainda maior se conduzes durante a noite, pouca iluminação pode resultar numa visão reduzida.

Vida e olhos 4 min. leitura

5 SINAIS QUE PRECISA DE VISITAR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE VISUAL

Os seus olhos nem sempre doem quando se passa algo de errado. É uma das razões pela qual é benéfico fazer consultas oculares com regularidade, sendo que dá oportunidade ao seu profissional de saúde visual de avaliar os seus olhos e visão para quaisquer potenciais problemas. Da mesma forma, não é sempre fácil de reconhecer se precisa ou não de óculos.