Vida e olhos 4 min. leitura

COMPREENDER AS REGRAS DA VISÃO PARA UMA CONDUÇÃO MAIS SEGURA

Partilhar

Conduzir com boa visão não é apenas recomendado, é um requisito legal. É vital que sinta confiança ao volante e, em alguns casos, essa confiança pode advir da capacidade de ver claramente. Mesmo que não seja portador de óculos, é útil entender as regras visuais para uma condução mais segura. Se conduz, seja regularmente ou de forma esporádica, é essencial que possa ver nitidamente. Para sua segurança e das outras pessoas.

Regras da visão para a condução

Todos temos a responsabilidade de atualizar no IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) caso haja alguma anomalia visual que afete o funcionamento dos seus olhos. Aqui, incluem-se problemas oculares, catarata, glaucoma, retinopatia, degeneração macular e cegueira noturna, sejam eles de origem refrativa ou patológica.

Existem normas mínimas de visão para a condução de veículos a motor para manter todos em segurança nas estradas. Para quem conduz um automóvel, deve conseguir ler uma matrícula a 20 metros de distância, com ou sem correção ótica. Deverá ter igualmente uma acuidade visual binocular de pelo menos 0,5 com ou sem correção ótica; este é o padrão mínimo de visão para conduzir um automóvel. Deverá também ter um campo de visão adequado.

As regras podem diferir de veículo para veículo. Os motoristas de camião ou autocarro devem ter uma acuidade visual de pelo menos 0,8 no seu melhor olho e de pelo menos 0,5 no outro. Quando fizer o teste prático de condução pela primeira vez, precisa de ler uma placa de matrícula de um veículo estacionado antes de começar. Se não conseguir, mesmo com óculos ou lentes de contato, não passará no teste.

As lentes mais adequadas para a condução

Conduzir necessita de uma visão completamente clara e focada e exige olhar para distâncias variáveis; por exemplo, sinais de trânsito à distância e informações no tablier. Se possuir um erro refrativo, pode necessitar de usar óculos para conduzir e manter-se seguro na estrada.

Por vezes, as condições para a condução podem ser imprevisíveis, devido a brilhos intensos, reflexos e condições climáticas adversas. Se costuma conduzir à noite, há um risco acrescido, pois a sua visão geralmente é menos eficaz em condições de pouca luminosidade.

Ao usar óculos, pode ter uma visão mais nítida ao volante. Existem muitas soluções de lentes diferentes disponíveis, dependendo das necessidades visuais do utilizador. Por exemplo, as lentes progressivas são a compensação ideal para quem tem presbiopia, já que com estas beneficia de melhor visão a todas as distâncias (perto, intermédia e longe).

 

As lentes Varilux Road Pilot são otimizadas para a condução, são confortáveis ​​e foram concebidas para proporcionar campos de visão mais amplos, para que não perca nada na estrada. Com um aumento dos campos de visão na zona intermédia e de longe, será mais direta a perceção de informações vitais a várias distâncias.

Se tem miopia ou hipermetropia e astigmatismo, terá benefícios ao usar lentes unifocais específicas para a condução. As lentes Essilor para a condução são ideais se tiver dificuldade em ler os sinais de trânsito ao longe ou se as informações exibidas no tablier parecerem distorcidas.

Para uma proteção adicional, o tratamento Crizal Drive pode ser combinado com as lentes progressivas ou unifocais para redução dos reflexos na condução. Crizal Drive proporciona até menos 90%* de reflexos durante a noite, reforçando o seu conforto visual para uma condução mais segura. Minimizar a intensidade dos brilhos é fundamental para manter a acuidade visual dia e noite.

*versus lente standard sem tratamento anti-reflexos. In-Life Wearers Test Rupp+Huhbrach Optik. Alemanha – 2016 n=49

 

Pode interessar!

O que afeta os olhos 12 min. leitura

9 sinais de que precisa de lentes para conduzir durante a noite

Quando estás a conduzir e o sol se põe deparaste com alguns desafios que podem pôr em causa a tua segurança, quer conduzas um carro, uma bicicleta ou uma mota. Para ajudar na experiência da condução, a Essilor identifica 9 sinais únicos sobre os quais a tua visão pode ser impactada durante a noite.

Vida e olhos 10 min. leitura

Conduzir à noite com segurança com lentes Essilor

Ser capaz de ver claramente enquanto conduzes é, provavelmente, a prioridade número 1 quando estás na estrada. Deve ser uma preocupação ainda maior se conduzes durante a noite, pouca iluminação pode resultar numa visão reduzida.

Vida e olhos 4 min. leitura

5 SINAIS QUE PRECISA DE VISITAR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE VISUAL

Os seus olhos nem sempre doem quando se passa algo de errado. É uma das razões pela qual é benéfico fazer consultas oculares com regularidade, sendo que dá oportunidade ao seu profissional de saúde visual de avaliar os seus olhos e visão para quaisquer potenciais problemas. Da mesma forma, não é sempre fácil de reconhecer se precisa ou não de óculos.