Vida e olhos 4 min. leitura

Pode a utilização de óculos melhorar o desempenho das crianças na escola?

Partilhar

Uma vez que uma criança começa a escola, começa também uma oportunidade crucial de detetar dificuldades na visão que podem não ter sido reconhecidas anteriormente.

As crianças de em idade escolar estão num ponto crucial do seu desenvolvimento em todos os aspetos, incluindo o desenvolvimento físico, social e na educação. Ter uma boa visão é importante para todos, mas nas crianças pode ter um efeito particularmente prejudicial se os problemas de visão não forem detetados atempadamente.

Isto ocorre porque, entre os 6 e 12 anos as crianças podem começar a desenvolver miopia (dificuldade de ver ao longe). O que pode fazer com que muitas crianças tenham dificuldades em ver o quadro ou em ver o que o professor está a fazer.

Muitas crianças nestas idades não reconhecem que está algo errado com a sua visão e é provável que continuem com dificuldades sem dizer nada. Isto pode ter um grande impacto no seu desempenho na escola.

COMO UMA MÁ VISÃO PODE AFETAR O DESEMPENHO NA ESCOLA?

Se o seu filho começou a desenvolver miopia, que pode começar a partir dos 6 anos, pode ter uma série de problemas na escola. As crianças podem ter dificuldade em ver para o quadro o que pode significar que podem estar a perder informação importante para o seu desenvolvimento escolar.

 

Sala Aula

Dificuldades na visão podem levar a problemas não diagnosticados relacionados com a leitura e com a contagem, havendo muitos professores a achar que são dificuldades escolares, quando na verdade eles simplesmente não conseguem ver claramente.

Em alguns casos, problemas oculares não diagnosticados como miopia, astigmatismo ou a hipermetropia, podem realmente atrasar o desenvolvimento das habilidades de alfabetização. É muito mais difícil aprender a ler quando não se consegue ver as letras com definição ou quando não se consegue ver o que o professor está a fazer.

Os problemas de visão em crianças podem até prejudicar a personalidade e habilidades sociais, o que pode afetar a adaptação à vida escolar.

A QUE SINAIS DEVE ESTAR ATENTO?

Erros refrativos como a miopia e o astigmatismo, normalmente desenvolvem-se entre os 6 e os 12 anos de idade. As crianças nem sempre se apercebem que houve uma alteração na visão, cabe aos pais ou professores reconhecer se algo não está bem.

 

Criança Tablet

Existem alguns sinais e sintomas que podem indicar que o seu filho tem um problema de visão. Se repara que se senta muito perto da TV, que segura num livro ou num tablet muito perto, que esfrega os olhos frequentemente ou que se queixa de dores de cabeça, pode querer dizer que desenvolveu um erro refrativo.

COMO OS ÓCULOS AJUDAM NO PROBLEMA?

Usar óculos é uma das soluções mais simples e eficazes para compensar os erros refrativos e há armações específicas disponíveis para crianças pequenas. O seu profissional de saúde pode testar os olhos do seu filho e diagnosticar problemas de visão rapidamente. Uma das consultas oftalmológicas mais importantes é quando a criança entra na escola primária, antes que surjam problemas de desempenho.

Aproximadamente 10-15% das crianças falham no teste de visão, e 1/3 das crianças não têm acesso a uma consulta com um profissional de saúde visual. Isto pode ter efeitos devastadores na visão à medida que crescem. Uma das principais causas da cegueira são os problemas de visão não corrigidos, incluindo erros de refração.

 

Jovens Aula

As lentes certas para as suas necessidades visuais podem ajudar a restabelecer a diversão e desenvolvimento na escola graças a uma visão mais clara; quando antes podia ressentir-se de ir à escola por dificuldades de visão.

Em alguns casos, usar óculos na escola pode ajudar a melhorar o desenvolvimento das habilidades literárias e numéricas. Também é importante que os professores estejam atentos aos possíveis problemas de visão dos seus alunos, para incentivarem as crianças ao uso dos seus óculos.

 

 

Pode interessar!

Vida e olhos 4 min. leitura

5 SINAIS QUE PRECISA DE VISITAR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE VISUAL

Os seus olhos nem sempre doem quando se passa algo de errado. É uma das razões pela qual é benéfico fazer consultas oculares com regularidade, sendo que dá oportunidade ao seu profissional de saúde visual de avaliar os seus olhos e visão para quaisquer potenciais problemas. Da mesma forma, não é sempre fácil de reconhecer se precisa ou não de óculos.