Vida e olhos 3 min. leitura

QUAL O PAPEL QUE OS ÓCULOS DE SOL TÊM NA PROTEÇÃO DA SUA VISÃO

Partilhar

Na altura do verão passamos mais tempo a usar óculos de sol. Mas sabe porque é tão importante utilizá-los?

Quer esteja a contar os dias para as suas férias de verão ou para fazer ski no inverno, os seus óculos de sol são o melhor assessório para levar consigo. É uma ótima altura para saber como pode proteger a sua visão durante o ano todo.

Os óculos de sol são uma grande ajuda durante o ano e não apenas para os meses de verão. O índice UV pode não ser tão intenso no inverno, mas o sol pode ter na mesma um efeito prejudicial na saúde visual dos seus olhos ao longo de todo o ano.

PORQUE PRECISO DE UTILIZAR ÓCULOS DE SOL?

Nos dias em que se esquece dos seus óculos de sol, passa muito tempo a semicerrar os olhos enquanto tenta ver em ambientes de luminosidade forte, momento que pode ser bastante frustrante. Proteger os seus olhos do sol não só vai prevenir este desconforto, como também ajudar a reduzir os riscos de doenças oculares.

Isto acontece porque demasiada exposição aos raios UVA e UVB pode pôr os seus olhos em risco. É importante investir na solução certa que corresponde às suas necessidades visuais. Existem vários tipos de lentes de sol: polarizadas, coloridas, espelhadas e fotocromáticas. Todas com diferentes benefícios e estilos.

COMO É QUE OS ÓCULOS DE SOL PROTEGEM A MINHA VISÃO?

Os óculos de sol não protegem apenas os seus olhos da intensidade da luz para o ajudar a ver melhor. São ferramentas importantes para bloquear os raios UV e prevenir que cheguem aos seus olhos. Os diferentes tipos de lentes solares têm diferentes benefícios que se adaptam às suas necessidades quando falamos em proteção solar para os seus olhos.

As lentes polarizadas oferecem o máximo de proteção contra os reflexos intensos e a luz UV. Os reflexos intensos estão presentes durante todo o ano e podem ter várias origens como a estrada, a água, a neve ou gelo. Isto pode ser muito perigoso se estiver a conduzir ou a fazer ski devido ao encandeamento que esses reflexos provocam.

QUÃO PERIGOSOS PODEM SER OS RAIOS UV PARA A SUA VISÃO?

A exposição aos raios UV depende da localização, ambiente ou altura do ano e hora do dia. Por exemplo, a exposição UV é maior quanto mais se aproximar da linha do equador e quando o sol está mais alto, normalmente entre as 11 e as 16 horas.

A exposição aos raios UV ocorre sobretudo em espaços exteriores, especialmente quando próximo de superfícies refletoras. Sabia que a exposição aos raios UV pode ser até 80% superior se forem refletidos na neve?

O IPMA recomenda o uso de óculos de sol a partir do nível 3 de raios UV, no entanto deve utilizar se estiver exposto a uma luminosidade intensa. O excesso de exposição pode resultar em problemas na saúde visual dos seus olhos que podem ser prevenidos com as medidas correta. Comparativamente, é o mesmo que estar exposto ao sol sem aplicar o protetor solar.

 

Pode interessar!

Vida e olhos 4 min. leitura

5 SINAIS QUE PRECISA DE VISITAR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE VISUAL

Os seus olhos nem sempre doem quando se passa algo de errado. É uma das razões pela qual é benéfico fazer consultas oculares com regularidade, sendo que dá oportunidade ao seu profissional de saúde visual de avaliar os seus olhos e visão para quaisquer potenciais problemas. Da mesma forma, não é sempre fácil de reconhecer se precisa ou não de óculos.