O que afeta os olhos 12 min. leitura

9 sinais de que precisas de lentes para conduzir durante a noite

Partilhar

Quando estás a conduzir e o sol se põe deparaste com alguns desafios que podem pôr em causa a tua segurança, quer conduzas um carro, uma bicicleta ou uma mota. Para ajudar na experiência da condução, a Essilor identifica 9 sinais únicos sobre os quais a tua visão pode ser impactada durante a noite.

OS BRILHOS E A CONDUÇÃO DURANTE A NOITE

Um dos maiores desafios de conduzir à noite é a visibilidade reduzida pelo impacto dos brilhos. Por exemplo, quando ficas ofuscado pelos brilhos à noite a uma velocidade de 100km/h a distância de reação pode aumentar o dobro (1). É uma grande distância. As lentes dos óculos podem criar mais reflexos que afetam a visão. No entanto, podes melhorar o desempenho das tuas lentes com tratamentos específicos para conduzir. O tratamento Crizal Drive reduz até 90% dos brilhos à noite (2), ajudando a ver de forma mais nítida.

VISÃO REDUZIDA PELAS LUZES

Estes são alguns dos mecanismos que o impactam a visão à noite. Ao tentares ver algo na presença de luzes intensas, os olhos podem lacrimejar, desfocando a visão. Níveis baixos de luz podem reduzir o contraste das imagens. Combinando os dois, a condução à noite pode se tornar num pesadelo, no entanto com os tratamentos especiais para a condução, pode ter uma solução para estes desafios.

sinais

LIDAR COM DISTÂNCIAS

Algumas pessoas deparam-se com a dificuldade de medir bem as distâncias quando conduzem à noite e sentem que o seu campo de visão não é tão bom em situações com pouca luminosidade. Isto acontece principalmente devido às dificuldades que temos em perceber as cores e à redução dos campos centrais de visão quando existe pouca iluminação. Para reduzir algumas destas dificuldades deve-se visitar um profissional de saúde de 2 em 2 anos. O exame pode identificar alguns sinais do estado da saúde dos olhos que podem afetar a visão e asseguram que tem a graduação atualizada.

SENSIBILIDADE À LUZ

Se tem sensibilidade à luz pode sentir que tem a visão reduzida quando impactado por faróis dos carros ou até sentir dificuldade em ver com contraste durante a noite. Estas dificuldades são perfeitamente normais. De facto, as pupilas contraem na presença de luzes fortes, e os olhos de cada pessoa adaptam-se de forma diferente. Óculos com coloração não são a solução, nem devem ser utilizados à noite. Reduzindo os reflexos das lentes com tratamentos específicos podem ajudar a combater a sensibilidade aos faróis e às luzes fortes da estrada.

LIDAR COM O QUE O RODEIA

Diferentes ambientes podem significar diferentes desafios para os condutores. Por exemplo, podes viver numa área rural e ter dificuldade em adaptares-te de ambientes com pouca luminosidade para ambientes urbanos com muita luz.

sinais

Por outro lado, os moradores de ambientes urbanos podem ser bombardeados com a luz de outdoors e candeeiros de rua. Embora possam parecer problemas diferentes, a solução é a mesma. Um tratamento anti reflexo, como Crizal, pode reduzir imagens fantasma nas lentes e ajudar a ter uma visão mais nítida. Se usas lentes progressivas, existem lentes desenvolvidas que permitem campos de visão melhorados e que capturam mais informação importante quando estás a conduzir.

VISÃO NÍTIDA À NOITE

Evitar conduzir à noite por razões de segurança é completamente normal; especialmente se as pessoas sentem que não vêem tão bem como durante o dia. Este tipo de sintomas é mais comum em condutores mais velhos devido a situações de patologia oftálmica relativas à idade.

Quando conduzes deves aderir à segurança rodoviária, como alinhar a velocidade com o alcance dos faróis e manter um bom espaço entre o teu veículo e o próximo. Realizar exames oftalmológicos regulares garantirá ainda que cumpres todos os padrões exigidos para dirigir.

CONDUZIR LONGAS DISTÂNCIAS

Quem conduz longas distâncias, durante longos períodos de tempo, pode estar particularmente vulnerável à noite por causa do cansaço. Se este for o caso, o melhor a fazer é uma pausa: se te sentes cansado, para.

sinais

O cansaço visual impacta também a visão durante a condução. As lentes que são otimizadas para reduzir e prevenir o esforço ocular, podem ajudar a minimizar este esforço durante a condução prolongada.

EFEITOS PARASITA

Por mais estranho que possa parecer, alguns utilizadores de óculos podem considerar que os faróis dos carros e as luzes da estrada podem criar “efeitos parasita” nas lentes. Ou seja, quando o brilho de uma fonte de luz se funde com brilho de outra. Felizmente, as lentes certas podem ajudar a mitigar estes efeitos. As lentes Crizal Drive podem anular até 90% dos reflexos(2), levando os “efeitos parasita” a um nível mais reduzido.

REFLEXOS DOS ESPELHOS RETROVISORES

sinais

Se consideras que és impactado pelos reflexos dos espelhos retrovisores, aqui estão algumas dicas:

  • Roda o espelho para o modo noturno: os faróis dos outros carros têm menos impacto desta forma.
  • Garante que as janelas e os espelhos do carro estão limpos, sendo que a sujidade pode aumentar os reflexos e a intensidade da luz.
  • Se és utilizador de óculos, garante também que manténs as lentes limpas pelas mesmas razões. Adquirir lentes com tratamentos Crizal pode ajudar a manter as lentes mais limpas e fáceis de limpar.

Estes são os principais sinais que podem ajudar a entender os benefícios do uso de óculos com lentes específicas para conduzir à noite. 

(1) Caruso, Dean & Fabretto, Manrico & Field, Simon & Evans, Drew & Murphy, Peter & Hall, Colin. (2015). “Market evaluation, performance modelling and materials solution addressing short wavelength discomfort glare in rear view automotive mirrors.” “Translational Materials Research”. 2. 035002. 10.1088/2053-1613/2/3/035002.

(2) vs. lentes sem tratamento anti reflexo

vision care