O que afeta os olhos 8 min. leitura

A visão aos 40 e aos 50 anos

Partilhar

É muito natural que a nossa visão mude com o tempo. As pessoas sentem maiores alterações na visão quando chegam aos 40 e aos 50.

PROBLEMAS DE VISÃO

Ao chegares aos 40 poderás aperceber-te de que a tua visão se vai alterando, porque a retina se torna menos sensível à luz. 

Sabe mais sobre os problemas e as doenças oculares que poderão afectar-te aos 40 e aos 50 em seguida.

40
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

É uma perda gradual de visão central, devido à deterioração da mácula (parte da retina). Há tratamento disponível para abrandar a sua progressão.

ENCADEAMENTO

Se tiveres mais de 40 anos, poderás aperceber-te de um aumento do reflexo do brilho do sol, das luzes de carros e dos sinais de trânsito, que provocam o encadeamento enquanto conduzes.

HIPERMETROPIA POR ENVELHECIMENTO (PRESBIOPIA)

Problemas de visão ao longe relacionados com a idade podem significar que a visão fica turva a certas distâncias, principalmente se estiveres a olhar para objetos mais próximos.

CATARATAS

Podem aparecer manchas opacas no cristalino, o que afeta a tua visão. Óculos graduados e luzes mais fortes para ler podem ser úteis como medida de curto prazo.

GLAUCOMA

Muitas vezes um problema de saúde hereditário, o glaucoma pode ser assintomático. Os problemas acontecem devido a um aumento de pressão quando os fluidos não drenam bem pelo olho.

OLHO SECO

Os canais lacrimais podem deteriorar-se com a idade e perder humidade. Isso pode causar olhos secos e desconfortáveis, ficando os olhos vermelhos e irritados. As gotas para os olhos podem ajudar.

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.