O que afeta os olhos 15 min. leitura

Como funciona o olho?

Partilhar

O olho humano processa grande quantidade de informação sobre tudo aquilo que te rodeia, enviando todos esses sinais para o cérebro que, por sua vez, te permite ver formas, cores, texturas e movimentos.

COMO É QUE NÓS VEMOS?

Sabe mais sobre o olho humano, como a luz atravessa o cristalino e envia sinais, através do nervo óptico, para o cérebro.

funcionamento do olho
  1. A luz reflete-se nos objetos e segue em linha reta para o olho.
  2. A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino.
  3. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque.
  4. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos.
  5. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.
  6. O cérebro processa os sinais para criar uma imagem.

A FUNÇÃO DOS OLHOS

função dos olhos

Os teus olhos têm uma função crucial em quase tudo o que fazes. Eis algumas das principais funções do olho humano.

PROTEGER

Os olhos estão alojados em órbitas no crânio para estarem protegidos de lesões. As pestanas e as pálpebras impedem a entrada de pó e sujidade. Pela mesma razão, as sobrancelhas têm uma forma arqueada para desviar suor dos olhos. 

CHORAR

As lágrimas – um fluido salgado que contém proteína, água, muco e óleo – são libertadas a partir da glândula lacrimal que se situa na região superior e externa do olho humano. As lágrimas reflexas protegem o olho de elementos irritantes como o fumo, o pó e o vento. Já as lágrimas emocionais são uma resposta à tristeza ou alegria – há a teoria de que "um bom choro" pode ajudar o corpo a libertar-se de toxinas e outras substâncias residuais. 

PESTANEJAR

Cada vez que pestanejas, uma secreção salgada (as lágrimas basais), proveniente da glândula lacrimal, passa por toda a superfície do olho, mantendo os globos oculares hidratados e limpos. Os músculos da pálpebra superior são os responsáveis por controlar o movimento de abrir e fechar que ocorre no olho humano. 

MEXER-SE

São seis os músculos "extraoculares“ que controlam o movimento do olho humano. Destes destacam-se quatro, que mexem o globo ocular para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita; enquanto que os outros dois ajustam os olhos para compensar o movimento da cabeça. 

VER

Os olhos recebem a luz e convertem-na em impulsos elétricos que, por sua vez, são enviados para o cérebro, que processa estes sinais para formar as imagens que vemos. 

A ANATOMIA DO OLHO HUMANO

Para perceberes como os teus olhos funcionam, vale a pena conheceres as partes e os componentes da sua estrutura.

olho

COMPONENTES DO OLHO HUMANO

Abaixo mostramos as diferentes partes que compõem o olho humano e uma breve explicação de como lte permitem ver o mundo ao teu redor.

Nervo óptico

É o nervo localizado na parte de trás do olho que envia os sinais da retina até ao cérebro.

Conjuntiva

Trata-se de uma membrana fina que protege o olho ajudando a mantê-lo húmido. Reveste o interior da pálpebra e a superfície do globo ocular.

Humor aquoso

É um líquido transparente que se encontra no espaço entre a íris e a córnea. Este componente ocular mantém a pressão ocular e dá à parte frontal do olho a sua forma arredondada.

Humor vítreo

Substância gelatinosa que preenche o interior do olho, dando-lhe forma e volume. 

Retina

Situa-se na parte interna do globo ocular e contém milhões de fotorrecetores (sensores que convertem a luz em impulsos eléctricos). Posteriormente, esses sinais são enviados pelo nervo óptico até ao cérebro, onde são processados para criar uma imagem.

Pupila

O buraco negro no meio do olho que permite a passagem da luz. 

Íris

A parte colorida do olho que controla a quantidade de luz que passa através da pupila.

Cristalino

Um disco transparente situado atrás da íris.  

Esclera

O "branco" do olho que protege o globo ocular e lhe dá a sua a forma firme e regular. 

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.