O que afeta os olhos 10 min. leitura

O que é a Acuidade Visual?

Partilhar

A acuidade visual é a nitidez e clareza da tua visão. Varia muito de pessoa para pessoa e, em muitos casos, pode ser corrigida com o uso de óculos apropriados.

TRATAR A MÁ ACUIDADE VISUAL

A falta de acuidade visual pode ser resultado de uma doença ocular, como a miopia, a hipermetropia, a presbiopia ou o astigmatismo. Estes problemas de visão são facilmente tratáveis com óculos graduados. 

Tratar a má acuidade visual é especialmente importante para os condutores. Para conduzires com segurança, a tua visão deve estar acima do padrão mínimo de visão definido pela DGV. Certas profissões exigem padrões mais elevados. 

SINAIS DE POUCA VISÃO

Os sinais de que podes ter um problema incluem a perda da visão central – pontos cegos no centro do campo de visão; perda da visão periférica ("visão de túnel") – não conseguires ver o que está ao lado; visão turva – os objetos parecem estar desfocados ou mal definidos a determinadas distâncias; má visão nocturna e sensibilidade ao brilho.

A baixa visão pode ser resultado de uma série de problemas ou lesões, como a diabetes ou uma lesão cerebral. Também pode estar relacionada com outros problemas visuais, que estão listados abaixo. 

acuidade visual

PROBLEMAS OCULARES RELACIONADOS COM A ACUIDADE VISUAL

A baixa visão pode ser resultado de uma série de problemas ou lesões, como a diabetes ou uma lesão cerebral.
Também pode estar relacionada com outros problemas visuais, que estão listados abaixo. 

GLAUCOMA

O glaucoma faz parte de um grupo de doenças oculares em que um excesso de líquido do olho danifica o nervo óptico.

CATARATAS

Cataratas são a formação de manchas opacas no cristalino do olho.

DEGENERESCÊNCIA MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

DMRI é a perda gradual de visão central, devido à progressiva deterioração da mácula – a parte da retina responsável pela visão central.

Sabes o que é o teste de Snellen?

snellen

O oftalmologista holandês Dr. Hermann Snellen inventou uma tabela visual com letras de tamanhos diferentes em 1862, precisamente para medir a acuidade visual. O termo “visão 20/20” é uma referência ao paciente estar a 20 pés de distância dessa tabela. Quando o sistema métrico passou a ser a regra, este termo foi substituído pela expressão "visão 6/6", uma vez que o teste é feito a 6 metros de distância. Mas isto não significa que tenhas uma visão perfeita. O teste não tem em conta a  visão periférica, a definição da cor ou a profundidade da tua percepção.

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.