O que afeta os olhos 10 min. leitura

O que é a ambliopia?

Partilhar

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.

AMBLIOPIA NA INFÂNCIA

A ambliopia costuma desenvolver-se por volta dos 4 anos de idade.

TRATAMENTO

A ambliopia, vulgarmente conhecida por olho preguiçoso, é geralmente simples de tratar, mas pode levar algum tempo. Se não for tratada, a visão pode ficar permanentemente comprometida. A ambliopia pode ser diagnosticada entre os cinco e os seis anos de idade. Este é um problema que pode ser tratado - por exemplo, com óculos com lentes específicas para corrigir o foco do olho mais fraco. O mais provável é que seja necessário tapar o olho saudável por algum tempo, de modo a fortalecer o olho afectado. Se suspeitas que o teu filho sofre de ambliopia, deverás marcar uma consulta com o teu especialista visual.

ambliopia

Como diagnosticar

A ambliopia não apresenta sintomas específicos, contudo as crianças com esta condição tendem a ver menos com o olho afectado. No caso da criança inclinar a cabeça para um lado, ou num ângulo fora do normal quando observa objetos distantes, pode ser sintoma de ambliopia. Adicionalmente, as crianças podem repetidamente fechar um olho ou desenvolver estrabismo. 

ambliopia

Porque acontece

O olho preguiçoso resulta de outras condições que afetam a visão:

  • Estrabismo: Consiste no desalinhamento dos olhos.
  • Miopia ou Hipermetropia (ver mal ao perto ou ao longe): A falta de capacidade de um olho ou de ambos olhos verem com nitidez objetos ao perto ou ao longe, por norma existe um esforço adicional para ver ou aproximar demasiado do objeto.
  • Cataratas congénitas: Normalmente presentes desde o nascimento, as cataratas congénitas num olho podem levar a capacidade visual da criança nesse olho parecer turva, forçando o outro a trabalhar mais.
ambliopia

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.