O que afeta os olhos 6 min. leitura

O que é a Conjuntivite?

Partilhar

Normalmente associada aos olhos vermelhos ou inflamados, causa comichão e desconforto resultando em pálpebras secas ou em crosta.

INFLAMAÇÃO DA CONJUNTIVA

A conjuntiva é uma camada fina de tecido que cobre a superfície externa do olho. A Conjuntivite pode afetar um ou ambos os olhos. Seja qual for o tipo de conjuntivite, a utilização de lentes de contacto não é aconselhada até que os sintomas tenham desaparecido. É indispensável lavar as mãos regularmente e evitar o contacto com os olhos. 

Como diagnosticar?

Em alguns casos, os sintomas podem ser a inflamação mais intensa dos olhos ou das pálpebras e também a criação de secreções, cujas características podem variar de acordo com o tipo de conjuntivite. 

Conjuntivite infecciosa é causada por algum vírus ou fungo específico que afecta o olho.
Conjuntivite alérgica é uma reação alérgica ao pólen, aos pelos dos animais ou ao pó que pode levar à inflamação da conjuntiva.
Conjuntivite irritante deriva de substâncias como água com cloro, champô ou a poluição no ar que pode causar irritação no olho. 

conjuntivite

Tratamento

A conjuntivite pode durar alguns dias ou até mesmo uma semana. As secreções que ficam nas pálpebras devem ser cuidadosamente limpas com algodão e água. A conjuntivite irritante deve ficar resolvida assim que a substância tóxica for removida. Caso contrário, é necessário efectuar um tratamento específico, incluindo:

  • Colírio antibiótico 
  • Anti-histamínicos podem ser prescritos para a conjuntivite alérgica
  • Um bebé que tem conjuntivite neo-natal deve ser visto imediatamente por um médico
conjuntivite

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.