O que afeta os olhos 10 min. leitura

O que é o Daltonismo?

Partilhar

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

PORQUE ACONTECE?

O daltonismo é, em muitos dos casos, uma doença genética presente desde o nascimento.

olho

O daltonismo é, em muitos dos casos, uma doença genética presente desde o nascimento.Os daltónicos também podem ter sintomas de outras doenças visuais, como o glaucoma, as cataratas ou DMRI. Doenças como esclerose múltipla e diabetes podem influenciar o aparecimento de daltonismo. E as mudanças na visão que se desenvolvem com a idade também podem afetar a perceção da cor. 

Tratamento

Não existe nenhum tratamento que consiga reverter o daltonismo. Contudo, a utilização de filtros nas lentes dos óculos ou lentes de contacto coloridas ajudam e podem aumentar a capacidade de distinguir algumas cores. Fala com um especialista para aprenderes a lidar com a doença. 

daltonismo

TESTA SE TENS DALTONISMO

gif daltonismo

O teste de cores Ishihara será realizado pelo teu oftalmologista e irá testar as tuas incapacidades para distinguir as cores vermelho e verde. O teste que permite descobrir se tens daltonismo consiste na visualização de placas coloridas contendo cada uma um círculo de pontos, no qual o padrão é aparentemente aleatório. Dentro do padrão existem formas ou números feitos pelos pontos que são claramente visíveis para aqueles que não sofrem de daltonismo.

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.