O que afeta os olhos 6 min. leitura

Vista cansada

Partilhar

Demasiado tempo à frente de um ecrã pode desgastar os músculos ópticos; mas a visão cansada também pode ser consequência de problemas oculares já existentes.

SINAIS DE FADIGA OCULAR

A fadiga visual – também chamada "cansaço visual" – muitas vezes ocorre depois de longos períodos a ler ou a olhar para ecrãs digitais. Certos tipos de iluminação também podem provocar cansaço visual. Os sintomas da fadiga visual incluem: dores de cabeça, olhos vermelhos, irritados / secos e dores no pescoço ou nas costas. 

fadiga ocular

TRATAR OS OLHOS CANSADOS

Se a fadiga ocular for o resultado de muito tempo passado à frente de um ecrã, fazer pausas regulares ajudará a descansar a visão. Desviar o olhar do ecrã de 20 em 20 minutos relaxa os músculos dos olhos. Além disso, faz pestanejar, o que ajuda a prevenir a secura ocular.

Na maioria dos casos, quando a fadiga visual advém de uma doença ocular, pode ser tratada com óculos ou lentes de contacto.

olhos cansados

SABES QUAL A RELAÇÃO ENTRE PROBLEMAS VISUAIS?

Olhos cansados também podem estar relacionados com os seguintes problemas oculares.

Astigmatismo: a visão turva causada pela forma irregular da córnea pode fazer com que uma pessoa tenha de franzir os olhos e esforçar a visão para ver nitidamente. Hipermetropia relacionada com a idade (presbiopia): o cristalino vai endurecendo com a idade, obrigando o olho a esforçar-se mais para focar com nitidez. Hipermetropia (hiperopia): uma pessoa pode franzir os olhos e esforçar a visão para ver as coisas ao perto nitidamente.

Encontra uma óptica

Obtém uma solução de lentes Essilor numa óptica parceira.